Como Dar Palestras

Como dar palestras em sua empresa, escola ou mesmo viver disto, ou seja, se tornar um palestrante profissional? Apesar da base para dar uma boa palestra ser a mesma em todas as ocasiões (bom conteúdo e uma mensagem bem estruturada) as situações são bem diferentes. Neste artigo nós iremos focar na pessoa que deseja ser um palestrante e viver de palestras.

O palestrante iniciante é capaz de cobrar um valor que varia na faixa de R$ 6.000 por palestra, portanto é possível obter um bom rendimento mensal mesmo realizando poucas palestras por mês e mesmo para quem está começando.

Porém, antes de se deslumbrar com os potenciais rendimentos da profissão, a pessoa que aspira em ser palestrante precisa se questionar sobre qual a razão para as empresas e organizações pagarem tão bem para uma hora e meia de palestra.

A razão é que existem poucas pessoas que realmente estão prontas para serem um palestrante de sucesso.

Como ser um palestrante de sucesso

O palestrante de sucesso é aquela pessoa que foi capaz de aliar grande conhecimento acumulado em determinada área com uma alta inteligência emocional. O conhecimento é essencial para dar estrutura à palestra, sempre a plateia precisa aprender algo com o palestrante.

Ao mesmo tempo, os melhores palestrantes sabem como dizer, como falar, de modo que as pessoas realmente escutem. Esta habilidade é rara e é exatamente por esta razão que os palestrantes são tão bem pagos.

O resultado que eles podem trazer para as organizações ou empresas é amplo, imagine por exemplo um palestrante capaz de motivar uma equipe de vendas ao ponto de fazer as vendas dobrarem. Quanto você acha que uma empresa estaria disposta a pagar para obter este resultado?

Como Dar Palestras

O bom palestrante traz os resultados que o contratante deseja

O bom palestrante não é aquele que busca aplausos, mas aquele que entende que o contratante precisa dele para passar uma mensagem, para influenciar as pessoas e atingir determinado resultado. Será o contratante, portanto, a julgar o trabalho do palestrante, através da percepção do comportamento da plateia DEPOIS da palestra.

E não se trata apenas de ser capaz de trazer mais recursos para uma empresa, também se trata de convencer as pessoas sobre ideias. Uma empresa melhor é feita de pessoas que trabalham em equipe e isto é uma questão de convencer os colaboradores sobre a importância de ter uma mentalidade de time. Esta mensagem e este convencimento precisam acontecer.

Da mesma forma, órgãos governamentais ou associações podem precisar de sua habilidade para impulsionar transformações sociais, propagando valores novos ou caros à organização. Pense por exemplo na necessidade de valorizar a mulher na sociedade, no respeito às diferenças e na construção de uma sociedade mais tolerante.

Ao mesmo tempo, pense sobre a necessidade de propagar ideias sobre a responsabilidade pessoal, os deveres que todos nós como cidadãos temos na construção de uma sociedade melhor.

Precisamos de mais palestrantes

O palestrante, portanto, é uma pessoa muito especial e necessária. Ele atua como agente de transformação e melhoria de empresas e da sociedade e por isto é bem pago. O valor recebido por suas palestras sempre será proporcional à sua capacidade de transmitir a mensagem e impactar pessoas.

Para começar a dar palestras, o palestrante deve definir o seu tema de palestra, que geralmente está ligado a própria história de vida ou ao assunto que lhe emociona. Portanto, o primeiro passo é saber o que se quer falar.

O segundo passo é entender para quem se quer falar. Quem será a sua audiência? Faça um exercício não pensando na plateia, mas pensando no contratante.

Quem é o seu público de contratantes? A partir da identificação de seu nicho de atuação, será mais fácil encontrar as pessoas corretas para propor seu trabalho.

É essencial que você se apresente de modo profissional e que monte um pequeno documento comercial, uma proposta que pode ser feita em PDF. Neste arquivo você inclui sobre os temas tratados em sua palestra e qual a transformação ou resultado que você pode trazer a quem lhe assiste.

Para palestrantes iniciantes um valor de referência é de R$ 6.000. Para conseguir a contratação você deve demonstrar autoridade e reconhecimento no setor, uma boa dica e um passo essencial é o cadastro em um Banco de Palestrantes.

Oferecemos o cadastro com perfil completo em nossa plataforma, que pode ser o passo inicial de uma carreira de sucesso como palestrante. Para saber como dar palestras e se inscrever gratuitamente no Banco de Palestrantes clique aqui.

Precisa Contratar um Palestrante?

Conheça o elenco de palestrantes verificados e encontre o profissional certo para seu evento! 

Permita-se experimentar. Ninguém pode garantir que dará certo, mas, se você errar o alvo, poderá experimentar de novo.

Leila Navarro
Palestrante de Sucesso

Faça Seu Cadastro e Torne-se Um Palestrante de Sucesso!