Quero Ser Palestrante o Que Devo Fazer

Pode chegar o momento na carreira de um profissional em que ele sente uma espécie de chamado, um forte desejo de compartilhar o conhecimento acumulado ou uma situação de vida inspiradora. A pessoa acorda pensando: “quero ser palestrante o que devo fazer?”

Neste artigo vamos tentar responder a este questionamento, lhe explicando quais são os passos necessários desde a tomada de decisão em ser um palestrante de sucesso até o momento de estar com a agenda cheia de eventos para palestrar.

Esta decisão é algo impactante na carreira de qualquer pessoa, pois é preciso passar por um período de transição, em que a atividade de sucesso que até então era realizada passa a ser cada vez mais secundária.

O medo da perda dos rendimentos ou mesmo do insucesso na nova empreitada pode acabar inibindo excelentes palestrantes em potencial a começarem suas carreiras de sucesso. Se você vive esta situação então antes de mais nada responda a esta pergunta:

– você está fazendo esta transição pelo dinheiro (apenas) ou porque sentiu o desejo de compartilhar algo com as demais pessoas?

Ser palestrante é uma missão de vida, não apenas uma profissão

A forma mais fácil de elucidar qualquer dúvida em sua mente sobre a transição para a carreira de palestrante é você entender que ser palestrante é uma missão de vida, não uma simples profissão. Nem todos os palestrantes terão sucesso, mas todos os palestrantes de sucesso entendem assim a mensagem que compartilham.

A maior parte dos palestrantes iniciantes cobra em média de 5 a 6 mil reais por palestra, então bastaria 01 palestra por mês para que o profissional tivesse ao menos o suficiente para custear uma estrutura básica.

Com empenho e dedicação, o profissional que ingressa no mundo de palestras não demora a agendar mais de uma palestra por mês e, em tempo breve, pelo menos uma por semana.

Mas qual a razão de alguns palestrantes não atingirem o sucesso?

A razão começa a partir da mensagem que desejam compartilhar, até a forma como pensar na carreira. A sua mensagem deve ter um público em mente e deve estar sintonizada com os desejos dos contratantes, não apenas da plateia que irá lhe assistir.

Contratantes do setor privado pensam em aumentar faturamento de suas empresas, melhorar a equipe de vendas, a capacidade de liderança de seus gerentes e a eficiência do time como um todo. Por esta razão palestrantes motivacionais ou de vendas fazem tanto sucesso, uma vez que a mensagem que eles têm a compartilhar pode trazer resultados concretos para as empresas.

Já contratantes que representam associações e órgãos governativos podem desejar propagar mensagens de maior tolerância, de espiritualidade ou ainda que visem uma sociedade em que mais pessoas, de diferentes sexos ou grupos étnicos, tenham acesso às oportunidades.

Portanto, você precisa se perguntar: qual o impacto que a minha mensagem pode proporcionar na vida das pessoas e quem são tendencialmente os contratantes que poderiam se beneficiar do meu trabalho?

Estruture a sua palestra vencedora

Sua palestra é o seu produto, será o veículo que lhe trará até um local de sucesso neste segmento. A construção de uma palestra bem estruturada envolve grande conhecimento do que se fala (leia pelo menos uma dúzia de livros sobre o assunto antes de organizar suas ideias) e também uma certa dose de capacidade emocional e de entendimento das emoções das outras pessoas.

Apenas um bom conteúdo não basta na criação de uma boa palestra, você precisa ser capaz de relacionar o conteúdo com experiências de vida das pessoas que lhe escutam. Será através de uma história, de um caso que aconteceu, ou mesmo de um trecho de filme, que você estabelecerá uma conexão com as pessoas da plateia.

Todos amam uma boa estória (ou história) e se você contar uma que dê sustentação ao conteúdo que deseja passar você se tornará magnético.

A partir do momento em que você entender a razão pela qual os contratantes desejam que você fale em seus eventos, então você será capaz de pensar estrategicamente em sua mensagem, entendendo a linha de argumentação que deve seguir até que todos que lhe assistirem concordem com a mensagem que você quer passar.

O palestrante de sucesso não busca aplausos

O palestrante de sucesso não busca aplausos, mas sim melhorar a cada dia a sua capacidade de influenciar positivamente as pessoas. É a capacidade de influência que aumenta o valor que um palestrante pode cobrar.

Se você falar apenas de suas conquistas as pessoas poderão lhe admirar, mas se você falar sobre como superou as dificuldades e conseguir relacionar isto com a condição que a plateia vive no momento, então as pessoas lhe seguirão. Ser visto como um líder e ter pessoas dispostas a lhe seguir, pois acreditam que você é capaz de guiá-las para o caminho do sucesso é muito mais forte do que ser admirado momentaneamente.

Esta é a razão pela qual as pessoas adoram histórias de heróis, em que uma pessoa tendencialmente normal acaba encontrando forças, vencendo seus medos e conquistando o que parecia impossível.

Como iniciar a carreira de palestrante

Para iniciar a sua carreia de palestrante você precisa pensar como um empreendedor e saber que sua palestra é um produto. Para que seu produto venda mais você precisa demonstrar reconhecimento e autoridade no âmbito de atuação.

Palestrantes que estão começando devem realizar o cadastro em um banco de palestrantes, além de ter um site simples para apresentação da palestra e contato profissional.

Para ajudar palestrantes que estão começando nós oferecemos o cadastro completo na plataforma Banco de Palestrantes, assim como soluções adicionais que visam acelerar o processo de inserção no mercado de palestras.

Para iniciar seu cadastro completo no Banco de Palestrantes, por favor, clique aqui.

Precisa Contratar um Palestrante?

Conheça o elenco de palestrantes verificados e encontre o profissional certo para seu evento! 

Permita-se experimentar. Ninguém pode garantir que dará certo, mas, se você errar o alvo, poderá experimentar de novo.

Leila Navarro
Palestrante de Sucesso

Faça Seu Cadastro e Torne-se Um Palestrante de Sucesso!