Como Montar uma Palestra Inesquecível

Como Montar uma Palestra Inesquecível

Qualquer palestrante deseja que a sua palestra seja inesquecível para a plateia, e inesquecível no bom sentido, claro! Ninguém quer ser lembrado por uma palestra que foi ruim demais, tão ruim para nunca mais ser esquecida.

A grande verdade é que a maioria das palestras (e dos palestrantes, porque não dizer) acaba ficando na média: não é nem tão bom e nem tão ruim ao ponto de ficar na memória das pessoas. Então, o que diferencia os profissionais que são lembrados por todos, que recebem elogios e vivem com a agenda de palestras cheia?

A resposta simples é que eles foram capazes de criar e aperfeiçoar uma palestra ao ponto dela se tornar inesquecível. Então, como montar uma palestra assim?

O segredo de uma palestra fora de série

Um dos livros mais famosos do século passado se chama “O maior vendedor do mundo”, de Og Mandino. Em certo ponto, mais precisamente no pergaminho de número 2, a lição do maior vendedor afirma:

Os músculos podem partir um escudo e até destruir a vida, mas apenas os poderes invisíveis do amor podem abrir os corações dos homens, e até dominar esta arte não serei mais que um mascate na feira. Farei do amor minha maior arma e ninguém que a enfrente poderá defender-se de sua força.

Quem é capaz de conquistar o coração, ou seja, a emoção da plateia, é aquele que será o palestrante inesquecível. Portanto a palestra de sucesso não deve ser montada apenas levando em consideração informações, dados, estatísticas.

Mesmo que as informações sejam sólidas é somente ganhando o coração da plateia que você irá se destacar.

A palestra deve começar entendendo o público

Por esta razão, a palestra deve ser capaz de entender o público a que se destina. O que as pessoas da plateia estão sentindo? Elas confiam em você e abriram o próprio coração para lhe escutar?

Uma boa palestra de motivação, ao se destinar a uma equipe que está sofrendo para atingir os resultados, deve começar com uma mensagem de compreensão:

“Eu sei que muitas vezes as batalhas da vida são difíceis, que vivemos um momento difícil. Mas é exatamente neste momento que aparecem os gigantes, aqueles que não aceitam a derrota e atingem o sucesso.

Eu conversei com o pessoal da diretoria e admiro a história desta empresa. Posso dizer sem dúvidas que em frente de mim estão gigantes, por tudo o que vocês já fizeram, e por tudo que podem fazer.”

Faça um elogio, puxe as pessoas para cima e mude o ânimo e os espíritos. Abra o coração das pessoas, entenda o que sentem e saiba exatamente qual a emoção que você deseja que estejam sentindo no final.

Use histórias e vídeos para montar a palestra

Quando você entender que está guiando emoções então perceberá a força que uma boa história pode ter, a força de um vídeo. Quanto mais próximo você chegar daquilo que as pessoas sentem, mais poderá impactá-las.

Mesmo que sua palestra possua um teor técnico relevante sempre há espaço para buscar esta ligação emocional com quem está lhe escutando. Por isto, é essencial você ler bastante sobre o seu tema e ter a capacidade de relacionar sua mensagem com histórias impactantes.

O mesmo conceito funciona com os vídeos. Não passe mais do que 01 ou 02 vídeos em sua palestra para não quebrar o ritmo. O vídeo pode ser um bom momento para uma transição e, a partir da mensagem do vídeo, você guia o resto da palestra.

Você pode encontrar vídeos pegando trechos de filmes, séries. Se a mensagem estiver em sintonia com o que você quer passar então pode ser um grande diferencial.

Monte palestras pensando na emoção final

Você precisa saber exatamente onde quer chegar, qual a mensagem final de sua palestra. Veja que uma palestra não pode ser confundida com uma aula, ou explanação sobre um tema qualquer.

Uma palestra inesquecível leva a plateia até o ponto que você quer. Todo o percurso percorrido foi apenas uma sequência de etapas até a conclusão desejada. Pense em sua palestra como um triângulo invertido, como se fosse a luz do sol depois de passar por uma lupa: o ponto final é o mais concentrado, aquele que incendeia.

Então, para resumir, além de informações técnicas sólidas, você precisa:

  1. entender seu público e buscar uma conexão emocional;
  2. inserir histórias em que as pessoas da plateia possam se identificar e que deem base aos seus argumentos;
  3. montar sua palestra em segmentos que vão levando as pessoas até uma conclusão específica, ou seja, é como uma sequência de vários “sim, eu concordo”;
  4. saber exatamente onde você quer chegar: todos os passos anteriores servem para que a plateia chegue ao final da palestra e esteja convencida de sua mensagem.

Se você for capaz de montar boas palestras, capazes de influenciar as pessoas que lhe escutam, então muitos contratantes buscarão seus serviços de palestrante. Sempre existe espaço para os melhores profissionais, basta que as empresas e organizações lhe encontrem.

Para ajudar novos talentos a se inserir no mercado de palestras, nós contamos com uma proposta especial que irá acelerar este processo. Para conhecer como podemos lhe ajudar, clique aqui.