A Palestrante Leda Fèrreira é uma profissional experiente cuja própria história de vida é razão de força e de propósito: atuando como psicóloga desde 2001, é Terapeuta Familiar e de Casal.  Possui Especialização em Atenção Integral em Crack, Álcool e outras Drogas. 

Além de trabalhar com o público adolescente, focando na prevenção das drogas e na conscientização, a Palestrante Leda Fèrreira também atua com Palestras destinadas aos pais destes jovens, trabalhando as mudanças na dinâmica familiar, relacionamentos entre pais e filhos e o resgate dos valores no contexto social atual.

É criadora do Programa Vidas Roubadas, que possui como principal objetivo auxiliar os familiares dos dependência químicos. Também é a idealizadora do Programa Vida em Família que tem como objetivo ajudar os pais nos relacionamentos com os filhos.

A Palestrante Leda Fèrreira também realiza atendimentos online e presenciais para adolescentes, adultos, dependentes químicos, famílias e casais. Vamos conhecer melhor seu trabalho? Acompanhe:

Fale um pouco sobre você. O que lhe motivou a atuar como Consultor e Palestrante?

Venho de uma família de três irmãos, a minha mãe queria que eu fosse médica e na minha infância sempre estimulava isso. Porém, eu sabia que não tinha nenhum perfil para exercer essa profissão. Sempre questionei o que eu gostaria de fazer e percebi que não importava a profissão desde que eu trabalhasse em alguma coisa que pudesse fazer a diferença na vida das pessoas.

Com 5 anos pensei no Serviço Social ou Psicologia por achar que essas opções poderiam estar dentro do que eu buscava como propósito de vida. Somente aos 10 anos tive um insight: Vou fazer psicologia porque é a medicina da alma e as dores humanas são, muitas vezes, as mais difíceis de serem trabalhadas. Quando terminei a faculdade, precisei voltar a morar, temporariamente, com os meus pais e foi uma questão de tempo até descobrir o alcoolismo da minha mãe em função de uma depressão não tratada. Foram momentos difíceis, mas transformadores já que consegui ajudá-la na busca de tratamento a fim de sair deste contexto difícil. Fiz a minha especialização em Terapia Familiar e de Casal e posteriormente em Atenção Integral em Crack, Álcool e outras Drogas.

Sempre atuei no consultório e, desde 2013, atuo também no serviço público auxiliando milhares de pessoas tanto nos atendimentos clínicos quanto nas palestras de prevenção às drogas com os adolescentes dentro e fora das escolas, assim como palestras para os pais trabalhando o relacionamento entre pais e filhos, resgate das bases sólidas familiares e os três pilares de fortalecimento familiar estabelecendo propostas nas mudanças desta dinâmica.

Também realizo palestras para familiares de dependentes químicos auxiliando no entendimento e tratamento da dependência química e codependência.

Atualmente estou desenvolvendo um projeto para trabalhar a prevenção e tratamento da dependência química com os funcionários públicos. Sou criadora do Programa Vidas Roubadas cujo objetivo é trabalhar com as famílias de dependentes químicos e também do Programa Vida em Família.

Quais os benefícios seu trabalho e seu conhecimento podem trazer ao segmento em que atua?

O crescimento da dependência química está cada vez mais intenso e isso impacta a sociedade e as famílias trazendo grandes dificuldades e sofrimento para todos os envolvidos.

A adolescência é um período em que ocorrem importantes transformações de ordem física, emocional, cognitiva e social e o uso de substâncias psicoativas podem comprometer esse processo. É um período de grande risco para envolvimento com álcool e outras drogas uma vez que o início acontece, de forma geral, nessa fase e cada vez mais cedo. Uma parte desse risco se deve as características da adolescência: desejo de ser aceito pelo grupo de amigos, desejo que experimentar comportamentos visto como de “adultos”, sensação de onipotência (comigo não vai acontecer), mudanças corporais que geram insegurança, início do envolvimento afetivo, aumento da impulsividade e busca de sensações novas. Por isso, desenvolver um trabalho de prevenção é de extrema importância tanto quanto realizar um trabalho de recuperação desses adolescentes.

Diante de tantas mudanças no contexto social, os pais, muitas vezes, sentem-se perdidos na condução do relacionamento com os filhos e como lidar com a gama de estímulos aos quais eles estão sendo impactados. Além disso, existem famílias onde a dinâmica familiar é funcional e outras disfuncional. Esta última traz vários adoecimentos e sofrimentos a todos os envolvidos. Por esta razão, devemos cuidar da base de todo ser humano: A FAMÍLIA.

Os impactos da dependência química também afetam o ambiente de trabalho onde existe uma preocupação, cada vez maior, por parte das empresas em função dos problemas causados no desempenho e crescimento profissional, além das dificuldades nos laços sociais no ambiente de trabalho. Por isso, realizar um trabalho nas diferentes áreas: social, familiar e empresarial se faz necessário tanto na prevenção quanto no tratamento.

Qual sua mensagem final?

A família é a base do ser humano, é nela que entendemos e construímos os primeiros vínculos e compreensão da vida em sociedade. Investir no trabalho com as famílias contribui para que elas tenham dinâmicas de funcionamento mais adequado favorecendo um ambiente mais saudável, criativo e humano. Com isso, as crianças e adolescentes terão uma base mais sólida e um direcionamento melhor para a vida estando menos vulneráveis ao todos os fatores de risco, incluindo a dependência química.

Trabalhar a prevenção e tratamento do uso, abuso ou dependência química é fundamental uma vez que esta demanda vem crescendo cada vez mais. Além disso, as famílias dos dependentes químicos precisam de todo o suporte a fim de aprenderem a lidar com esse contexto difícil e complexo contribuindo para o auxílio adequado junto aos seus entes queridos, assim como ter o tratamento correto de que também precisam.

Uma vez que a dependência química atinge todas as áreas da vida do ser humano: social, espiritual, familiar e profissional, as empresas não podem deixar de incluir no seu trabalho o processo de prevenção e recuperação do funcionário.

A Palestrante Leda Fèrreira está no Banco de Palestrantes, para conhecer melhor seu trabalho e contratar seus serviços visite seu perfil.

 

Compartilhe:

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.