Soft skills - Da BNCC para o mundo do trabalho até a sociedade 5.0

Soft skills - Da BNCC para o mundo do trabalho até a sociedade 5.0

Escutamos falar das soft skills por todos os lados. Esse conceito se espalhou muito intensamente nos últimos anos. Questiona-se especialmente a formação de sujeitos com um volume de conteúdos técnicos (hard skills), mas com pouca conexão com o mundo ou com as pessoas. Parece que passamos muito tempo subestimando as questões relacionadas com comportamento em contrapartida aos conhecimentos e habilidades técnicas. Não que não sejam importantes, mas atualmente, busca-se um perfil de profissional que possa equilibrar todas as dimensões para atuação e interação com a sociedade.
Existe um sem número de sites e opiniões na internet sobre o que são, quais as melhores, quais aquelas que se adaptam nesta ou naquela área do conhecimento. A pergunta é: de onde partir? Especialmente para o Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dá esse primeiro passo.
Considerando esse documento que vem sendo trabalhado no âmbito do ensino básico e médio, compreendo que a parte de habilidades socioemocionais também se aplica ao ensino universitário e para o mundo do trabalho; acrescenta-se aí o novo paradigma que é a Sociedade 5.0.
Escrever esse material partiu do meu sentimento de poder oportunizar ao professor, ao estudante e ao profissional um ponto de partida, mas também foi uma descoberta da quantidade de material que existe sobre esse tema fascinante.

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.