
Camilla Colasso
Camilla Colasso
Toxicologia e as Armas Químicas de Guerra
Com formação como Farmacêutica e Bioquímica e mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela USP, me tornei especialista em toxicologia e gestão de segurança química.
Sou fundadora e diretora técnica da empresa Chemical Risk, uma assessoria e consultoria voltada para a Gestão do Risco Químico, Segurança Química e Defesa Química.
Tenho mais de 10 anos de experiência na área de toxicologia e segurança química, com atuação em
-Avaliação de Risco
-Desenvolvimento de pareceres toxicológicos e monografias toxicológicas
-Implementação da Gestão do Risco Químico
-Segurança e Saúde Ocupacional
-Implementação do Globally Harmonized System (GHS) e Comunicação de Perigo
-Conhecimento em transporte de produtos perigosos
-Cursos e Palestras sobre manuseio seguro de produtos químicos, elaboração de documentos de segurança (FISPQ, FDSR, Ficha de Emergência e outros), comunicação de perigo, GHS, transporte de produtos perigosos, gestão do risco químico, gestão de resíduos perigosos etc.
Já publiquei dois livros “Ácido Fluorídrico e Fluoreto: aspectos toxicológicos” e “Armas Químicas: O mau uso da toxicologia”, inclusive contando com o apoio de IME (Instituto Militar de Engenharia), GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), GER (Grupo Especial de Reação), Defesa Civil de São Paulo, entre outras entidades. Além disso, conto com diversos artigos científicos divulgados como especialista em toxicologia, gestão de segurança química e armas químicas.
Como especialista nos Aspectos Toxicológicos de Armas Químicas, já dei palestras e cursos em universidades, como Unicamp, Unesp de Araraquara, Oswaldo Cruz, UFABC, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Unifesp, entre outras, além de desenvolver tais atividades para grupos e entidades, como Grau, Tropa de Choque, Exército e Corpo de Bombeiros.
Também fui entrevistada por sites e programas de televisão para falar sobre toxicologia, como por exemplo: Nexo Jonal, Uol, Jornal da USP, Fantástico, Globo News, dentre outros.