Alberto Malta Junior é um profissional que atingiu destaque em diferentes áreas do conhecimento: é Mestre em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde, autor de livros nas áreas de fitoterapia e metodologias ativas e também atuou como Consultor em Saúde Pública por 10 anos. 

No segmento de educação corporativa, é criador de diversos produtos educacionais, tanto presenciais como a distância. De 2015 a 2019 desenvolveu trabalhos na área de sustentabilidade ambiental e atualmente vem se dedicando a ESG e ao mercado financeiro. 

Atualmente Alberto Malta Junior é Diretor na Office K-Intech, uma empresa que tem como missão ajudar pessoas a pensarem seus negócios articulando estratégia educacional com geração de valor por meio de tecnologias.

Outro ponto de destaque é que conseguiu integrar atividades de sustentabilidade ambiental ao cargo de gestor. Isto lhe permitiu desenvolver, junto com sua equipe, um projeto que atende os pressupostos da Agenda 2030.  É a união de diferentes conhecimentos e experiência prática que fazem com que a trajetória natural deste professional seja a atuação como consultor e também palestrante.

Fale um pouco sobre você. O que lhe motivou a atuar como Consultor e Palestrante?

Sou natural de Ilhéus-BA e tenho quase 25 anos de mercado de trabalho. Minha formação foi em Farmácia e atuei em vários cargos assistências e gestão em estabelecimentos vinculados a área da saúde. A partir daí desenvolvi habilidades de consultoria na área da saúde com quase 10 anos de atuação e também na área da educação.

Posteriormente fui me aproximando da área da educação, na qual identifico meu propósito de vida. Nos últimos 14 anos passei a atuar como professor universitário, facilitador de treinamentos corporativos e gestor educacional em curso universitário. Nesse contexto tenho duas especializações e vários cursos de aperfeiçoamento na área de processos educacionais envolvendo metodologias ativas e um mestrado em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde, além de vários cursos de curta duração.

Desenvolvi várias habilidades como criação de cursos inovadores, criação de cursos digitais e sou autor de livros na área da educação. Um destaque para minha carreira foi que consegui integrar atividades de sustentabilidade ambiental ao cargo de gestor e desenvolvi, junto com equipe, um projeto que atende os pressupostos da Agenda 2030.

Nos últimos cinco anos venho buscando empreender seja no presencial ou digital usando as ferramentas da educação para garantir valor aos negócios em micro e pequenas empresas.

Criei a Office K-InTech para ajudar as pessoas a pensar seus negócios articulando estratégia educacional com geração de valor por meio de tecnologias.  Recentemente venho fazendo isso criando propostas que articulam educação com ESG, montando projetos personalizados para micro e pequenas empresas organizarem suas jornadas e agregar valor aos negócios.

Unindo os pontos dessa trajetória, identifico naturalmente o direcionamento para consultoria e como palestrante.

Apesar disso, costumo me posicionar como estudante ao longo da vida! Estou atualmente como aluno do MBA em ações e stock picking, aluno no programa de formação executiva de mentores para startups, estudando sobre a agenda ESG e buscando entender a utilização de inteligência artificial nos negócios.

Quais os benefícios seu trabalho e seu conhecimento podem trazer ao segmento em que atua?

Na minha empresa ofereço serviços de consultoria e assessoria em processos educacionais no nível de ensino superior e pós-graduação, associado ou não à tecnologia de informação, apoiando atividades de planejamento, organização, execução, controle e avaliação. O conjunto dessas atividades eu chamo de jornada de aprendizagem.

Ofereço ainda apoio para criação de treinamentos e criação de programas de formação de nível médio e superior voltados para o segmento corporativo.

Os serviços são personalizados e discutidos com cada cliente. Um exemplo de serviço que construo são Jornadas ESG para micro ou pequenas empresas, já que o consumidor está voltado para esses aspectos e grandes e médias empresas querem parceiros que possam integrar sua cadeia de valor. Outro exemplo é a criação de cursos ou jornadas de aprendizagem singulares ou in company para o mesmo público. Na formatação desses produtos é importante que existam metodologias apropriadas para cada segmento e possam utilizar tecnologias educacionais que possam favorecer a transformação das práticas e melhor satisfação com o trabalho. Além disso, atuo como professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação.

Qual sua mensagem final?

Na essência o que tenho a oferecer é inteligência e humildade. Inteligência para usar as ferramentas que trago comigo e encontrar soluções personalizadas junto com as pessoas. Acredito que onde existe um problema, existe a solução. Entretanto, as pessoas precisam de ajuda para enxergar e para ordenar, e aí eu me coloco a disposição. Posiciono-me com humildade para entender que somos iguais e aprendemos constantemente.

Em qualquer segmento da atividade, educação é essencial. Dentro do conceito de aprendizado ao longo da vida, todos os profissionais precisam aprender para incorporar novos jeitos de atuar para apoiar a inovação que a sociedade precisa para construir um mundo sustentável.

Vejo ainda que uma vertente que precisa muito de educação é o ESG. Os fatores sociais, ambientais e de governança devem ocupar um lugar de destaque para apoiar a perpetuidade dos negócios. E isso não é uma agenda para grandes e médias empresas; é algo para ser especialmente incorporados às micro e pequenas tanto no contexto B2C quanto B2B. Empresas que desconsiderarem os fatores ESG tendem a perder relevância.

O Palestrante e Consultor Alberto Malta Junior está no Banco de Palestrantes, para conhecer melhor se trabalho e contratar seus serviços visite seu perfil.

 

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.