Práticas e Inovações em Docência no Ensino Superio

Modo: Online, Presencial
Carga Horária: 20 horas
Disponível
Práticas e Inovações em Docência no Ensino Superio

“Ser professor não é mais como antigamente!” Recentemente, ouvi essa afirmação e posso atestar que ela está totalmente correta. No início do Século XXI, diante das novas proposições da UNESCO, temos estado diante de uma área de educação mais desafiadora e necessitada de se aproximar do mundo do trabalho. É fato de que as pessoas mudam o mundo, mas a educação representa uma ferramenta para instrumentalizar os sujeitos a construir caminhos que facilitem a vida humana.

As instituições de ensino superior, os professores e todos aqueles que trabalham com práticas educativas estão cada vez mais diante de situações desafiadoras. Formam-se então aqueles que resistem aos processos de mudança (enquanto podem) e outros que vão incorporando novos conhecimentos e praticando outras metodologias que possam apoiar uma melhor formação. Atualmente, não se pode falar em um professor centralizador do conhecimento, até porque este já se encontra em todos os lugares.

O professor agora se tornou um facilitador e orientador dos estudantes para apoiá-los a aprender a aprender; mas isso não é suficiente! Precisa-se de desenvolvimento de habilidades e atitudes, e isso dá margem a apoiar a autonomia dos sujeitos dentro de fundamentação teórica sustentável que vislumbre a ética como um dos pilares estruturantes

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.