This user account status is Aprovado

This user has not added any information to their profile yet.

Dados Profissionais

Rio de Janeiro (RJ)
Palestras
Educação, Inovação, Tecnologia, Outros
Ronaldo Lemos é um advogado, professor e pesquisador brasileiro especialista em temas como tecnologia, mídia e propriedade intelectual. É professor da cadeira de Direito da Informática da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi nomeado professor visitante da Universidade de Columbia (EUA) em janeiro de 2017. É Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e diretor do Creative Commons Brasil. É sócio do escritório Pereira Neto Macedo Advogados, coordenando a área de mídia e propriedade intelectual. Lemos foi um dos principais criadores do Marco Civil da Internet.

 

Lemos foi um dos coautores do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) comissionado pelo BNDES e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovação (MCTI). O plano foi elaborado pelo escritório de advocacia PNM Advogados (do qual Lemos é sócio), a consultoria McKinsey e o CPQD. Lemos foi responsável pelo capítulo tratando de aspectos regulatórios do plano, incluindo telecomunicações, proteção de dados e outros temas pertinentes a IoT. O plano foi publicado em maio de 2018 no site do BNDES.

 

Em julho de 2013 tornou-se pesquisador visitante do MIT Media Lab e representante da diretoria do MIT Media Lab para o Brasil. Fundador do Overmundo, pelo qual recebeu o Golden Nica do Prix Ars Electronica na categoria Comunidades Digitais. Apresenta semanalmente na GloboNews o programa Navegador, focado em inovação e escreve semanalmente para a Folha de S.Paulo.

 

É um dos 13 membros do Conselho de Comunicação Social, criado pelo artigo 224 da Constituição Federal, tendo por atribuição elaborar estudos, pareceres e recomendações, entre outras solicitações dos parlamentares, sobre temas relacionados à comunicação, mídia e liberdade de expressão. No dia 15 de julho de 2015 foi reconduzido ao Conselho de Comunicação Social para seu segundo mandato e eleito Vice-Presidente do órgão. É curador da Enciclopédia de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural. É membro do Conselho de Administração de várias organizações, incluindo a Mozilla, Access Now, Stellar.org, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, dentre outras.

 

Foi nomeado em 2015 um dos Jovens Líderes Globais – Young Global Leaders – pelo Fórum Econômico Mundial. Ronaldo Lemos foi nomeado em novembro de 2015 como um membro (“fellow”) da Ashoka, organização da sociedade civil global que reconhece e apoia o trabalho de empreendedores sociais.
 

Palestras

 

Ronaldo Lemos ministra palestras sobre tecnologia, inovação, segurança da informação, educação, futuro, entre outros temas. Trazendo consigo ampla experiência em cada uma destas áreas, Ronaldo é extremamente capacitado a falar sobre assuntos relacionados a tecnologia. Fazendo uso de linguagem simples e direta ele prende atenção de seus ouvintes ao adentrar no universo da inovação tecnológica.
 

 
Alguns de seus textos podem ser conhecidos abaixo