This user account status is Aprovado

This user has not added any information to their profile yet.

Dados Profissionais

São Paulo (SP)
Palestras, Coaching
Comportamento, Gestão de Conflitos, Governo e Políticas Públicas, Outros
Tenho 58 anos, sou casado com Helena, tenho 03 filhos, possuo dois netos, meus presentes de Deus e um terceiro “neto”, o Bruce, meu Pet, presente de Deus também.
 
Sou coronel da PMESP, da reserva, mais conhecido como veterano, há 08 anos. Advogado na área cível, escritor com livro publicado em 1996 – Culturiosidades, que trata de origem de nomes, como: ruas, bairros, cidades, países, empresas e nomes curiosos; sucesso absoluto em toda mídia e acabei sendo objeto de matéria na revista Super Interessante e VEJA – SP; entrevistado por vários canais de televisão e jornais, além do governador Dória, à época, em seu programa de televisão da madrugada.
 
Sou Mediador Judicial pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, atuei no Poder Judiciário em 2016 e início de 2017; Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching – 2019. Ainda como gestor público, trabalhei como chefe de gabinete e subprefeito da Freguesia do Ó, com importante trabalho realizado em 2011/2012. Iniciei, com alguns amigos, um Blog denominado Gestores do Bem, escrevendo sobre gestão pública em 2013. A partir de 2015, resolvi escrever sozinho em meu próprio site: https://www.marcelogomesmanoel.com.br
 

Palestras

 

Em 1998, em trabalho monográfico para minha promoção a Oficial Superior da Polícia Militar do Estado de São Paulo, explorei um conceito onde apontava a importância da restauração da cidade, com reformas de próprios públicos de todos os tipos, a necessidade de restauração e pintura nos imóveis, reforma de calçadas, corte e poda adequados de árvores, etc., tudo para que gerasse nas pessoas um sentimento de prazer, de participação em sua comunidade, mais harmonia, levando todos a um comprometimento com a sua cidade, o que, no meu entender, há época, reduziria sensivelmente a criminalidade.
 
Naquele período nada havia sobre a Teoria das Janelas Quebradas, pelo menos que fosse do meu conhecimento, já que não tínhamos ferramentas como o Google, que pudessem nos levar a matérias a respeito de forma mais rápida.
Passaram-se os anos e tive o enorme prazer de me deparar com artigo sobre a “Teoria das Janelas Quebradas”, onde pude perceber que minhas ideias do passado não eram em vão, e que, estudos acadêmicos, realizados nos Estados Unidos da América, provavam que a desordem urbana sempre afetaria o fenômeno da segurança pública nas cidades e despertaria a criminalidade mais desafiadora.
 
Foi nesse universo que pude aprender na prática, com a alma, o quão verdadeira é esta teoria, assim, após o término do mandato, como chefe de gabinete e subprefeito, já fora da prefeitura de São Paulo, criei o Blog Gestores do Bem e tive o prazer de publicar vários artigos sobre a Teoria das Janelas Quebradas, ou mesmo, assuntos que se ligavam intimamente a ela. Criei o site https://www.marcelogomesmanoel.com.br, com o objetivo de prestar minha contribuição à cidade de São Paulo, e porque não a outras do Brasil e do mundo, motivo de muita satisfação pessoal, já que o maior prazer não é conhecer a Teoria das Janelas Quebradas mas sim, de praticá-la constantemente, como se pode ver ao longo de matérias que publico com muito entusiasmo em meu site.
 
Depois de me formar Mediador Judicial pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e Coach Life e Professional pela Sociedade Brasileira de Coaching, tomando contato com conceitos como a Inteligência Emocional, Programação Neuro Linguística e, finalmente, com a Inteligência Social, ainda mais apaixonado e entusiasmado pelo tema, resolvi que era hora de colocar em prática meus conhecimentos e realizo palestras com o tema: “A Inteligência Social Aplicada na Segurança Comunitária”, explorando a Teoria das Janelas Quebradas, Programa Tolerância Zero em Nova Iorque, teoria da eficácia Coletiva e o programa da polícia paulista denominado Vizinhança Solidária.
 
Tenho outra palestra com tema sobre segurança: “Vigias de Rua, tudo sobre esta importante atividade de trabalho para a Segurança Pública, nas comunidades”.
 
A seguir um trecho de uma de minhas palestras:
 

Adicione Imagem
Adicione Imagem  #25
Adicione Imagem  #26