This user account status is Aprovado

This user has not added any information to their profile yet.

Dados Profissionais

São Paulo (SP)
Palestras, Consultoria
Agronegócio, Cooperativismo, Educação, Motivação, Superação de Limites
Nasceu em Santos em 1952. Filho adotivo, não conheceu seus pais biológicos. Seu pai morreu nos cárceres da ditadura franquista, na Espanha. Já sua mãe, a espanhola Benigna Tejon Megido, veio a falecer na Argentina, onde o deixou para adoção. Aos quatro anos de idade, Tejon sofreu uma queimadura de 3º grau total da face e passou 14 anos semi-internado em hospitais públicos, onde iniciou seus estudos numa escola para crianças especiais da Santa Casa de Santos.

 

José Luiz Tejon é doutor em Educação pela UDE/Uruguai, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, Jornalista e Publicitário formado pela Cásper Líbero. Administrador com ênfase em marketing, com especializações na Pace University/EUA, Harvard/EUA e MIT/EUA. Em liderança tem especialização no INSEAD/França.

 

Tejon assume as carreiras de acadêmico, consultor, conferencista e escritor. Criou a TCA International, onde presta serviços de consultoria, workshop, aulas e mentoring. É Sócio- Diretor da agência de consultoria e publicidade Biomarketing. É comentarista da Rádio Jovem Pan. É membro do Conselho de Gestão da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Conselheiro do CCAS – Conselho Científico Agro Sustentável e membro da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMRA).

 

Professor convidado do programa Master Science Food & Agribusiness Management da Audencia Business School, de Nantes, França e Brasil, pela FECAP. Professor convidado de programas In Company na FGV. Em 2013 recebeu a medalha do Mérito Acadêmico ESPM.

 

Autor e coautor de 34 livros, incluindo os best-sellers: “Guerreiros não nascem prontos”, “O voo do cisne” e “A Grande Virada – 50 regras de ouro para dar a volta por cima”.

Palestras

 

A liderança e o líder criativo, a fórmula século XXI
Bem-vindo ao século onde a única possibilidade de sucesso e superação das incertezas reside na criatividade. Pelo menos seis fatores concorrem para modificar a organização e a liderança em qualquer grupo de trabalho: o progresso tecnológico, a globalização, a escolarização de massa, a necessidade de flexibilização, a desestruturação do tempo e do espaço, a complexidade dos sistemas produtivos. O próprio conceito de “trabalho” sai completamente modificado, e dentro das empresas, a motivação desempenha um papel hegemônico que antes pertenceu ao controle.
 
A importância do Marketing para as empresas do Agronegócio
O estado da arte na comunicação do agro – o que está faltando? O que é de fato o marketing, a comunicação e o agribusiness? Para onde isso vai? Tejon mostra as expectativas do novo consumidor e do novo produtor, além da globalização dos jovens e o novo papel da mulher. Das sementes às mentes – muito mais do que negócios agropecuários: uma administração total das ações e das percepções. O reino da comunicação educadora mediática.
 

 

Bullying: O desafio da Educação – O início, o fim e o meio
Esta palestra é fundamentada na tese de mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, e seu doutorado em Educação, pela UDE/Uruguai.
 
Durante a palestra Tejon trata das seguintes preocupações:
 
  • O pior preconceito do mundo é aquele que sentimos de nós mesmos;
  • O pior bullying de uma vida é o desamor com uma criança;
  • Cuidado: muitas vezes o bullying sem querer nasce na própria casa;
  • Qual a responsabilidade das pessoas ao assistirem a prática de bullying sobre alguém fragilizado?
  • O que deve pensar um ser humano que leva bullying?
  • Como deve ser corrigido quem atua com a malevolência do bullying destruidor?
  • Ou encaramos as dificuldades da vida humana e as usamos para o fortalecimento da alma, ou fracassamos e perdemos a oportunidade de uma vida;
  • E como alguém que passou por tudo isso pode refletir e educar a respeito?
 
Guerreiros não nascem prontos
O ser humano é movido pelo incômodo. Tejon ensina como romper os medos que inibem o ser humano quando se busca a excelência; como adquirir coragem, se desvincular do hábito de se acomodar, capacitar o próprio olhar para saber quem se deve admirar e aprender sobre o poder do foco para ter sucesso da vida.
 

 

O Cooperativismo como modelo de vida
Tejon enxerga no cooperativismo uma força real e pujante que deve e precisa engajar e envolver toda a sociedade. Serão mostrados casos e exemplos bem-sucedidos das cooperativas brasileiras e mundiais, onde revelam qualidade de liderança, competência de administração e consciência da busca da evolução da grande maioria dos seus membros.
 
Alguns de seus textos podem ser conhecidos abaixo