This user account status is Aprovado

This user has not added any information to their profile yet.

Dados Profissionais

São Paulo (SP)
Palestras
Educação, Outros
Celso Antunes é um educador brasileiro nascido em São Paulo em 1937. Formado em Geografia pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciências Humanas e especialista em Inteligência e Cognição. Celso é membro da Associação Internacional pelos Direitos da Criança a Brincar (UNESCO), Embajador de la Educacion – Organización de Estados Americanos, membro fundador da entidade “Todos pela Educação”, consultador educacional da Fundação Roberto Marinho (Canal Futura), Exército Brasileiro – Colaborador Emérito.

 

Além disso, Celso é consultor de diversas revistas e autor de mais de 180 livros didáticos, dos quais 100 deles são sobre temas de Educação com obras traduzidas em diversos países como Argentina, México, Peru, Colômbia, Espanha, Portugal, dentre outros países.
 

Palestras

 

As três maneiras de se ensinar competências
Após uma análise reflexiva sobre o significado de “Competência” e a passagem de uma escola centrada no Ensino, para uma nova escola comprometida com a Aprendizagem, à palestra compara formas de atuação de dois professores que necessitam transmitir conteúdos e como é possível essa missão, simultaneamente desenvolvendo diferentes competências no alunado. Analisa ainda as oito competências que fazem de um regente de aulas um verdadeiro educador.
 
O que é educar e com quantos princípios se constrói um professor eficiente
A competência de um professor não representa atributo inato. Assim como um bom médico necessita mais que excelentes teorias para realizar sua missão, também alguns requisitos são essenciais ao professor. A palestra analisa quais são esses requisitos, de que maneira é possível ajudar uma equipe docente a construí-los e como avaliar o desempenho de uma equipe a partir dessas referências.
 

 

A sala de aula e as situações de aprendizagem
A palestra procura desmontar a falácia de que a aula expositiva é a única forma de ministrar conteúdos. Apresentando os requisitos para se ministrar uma excelente aula expositiva, a palestra mostra uma série de outras estratégias que constituem “tipos de aulas diferentes e criativas” e que se organizam na conceituação de “Situações de Aprendizagem”. Embora essa palestra possa ser ministrada em apenas um período, é interessante apresentá-la em dois, desenvolvendo a teoria no primeiro e os experimentos práticos com toda equipe docente no segundo.
 
Como desenvolver em uma escola pública, um ensino de qualidade
A abordagem do tema busca desmistificar a crença de que alunos carentes e sem amparo familiar eficiente aprendem com mais dificuldade que alunos em outras situações. Mostrando o significado de “Resiliência” e as linhas através das quais essa teoria pedagógica permite ensino eficiente, busca-se mostrar quais ações são viáveis para que o professor possa privilegiar alunos resilientes com aulas dinâmicas, currículos objetivos e avaliações significativas. Palestra recomendada para escolas públicas da rede municipal, estadual ou federal de diferentes níveis.
 
Alguns de seus textos podem ser conhecidos abaixo