This user account status is Aprovado

This user has not added any information to their profile yet.

Dados Profissionais

São Paulo (SP)
Palestras
Conjuntura Internacional, Conjuntura Nacional, Economia, Política
Carlos Alberto Sardenberg, jornalista, é âncora do programa CBN Brasil, veiculado de terça a sexta, das 12 às 14hs, pela CBN, rede nacional de radio jornalismo. É comentarista econômico dos programas noticiosos da CBN, do Jornal das Dez (da Globonews), e do Jornal da Globo, da TV Globo. Escreve coluna no jornal O Globo, às quintas.

 

Sardenberg é um dos principais vencedores do Prêmio Comunique-se. Tem 10 troféus. Venceu três vezes na categoria Âncora de Rádio; cinco vezes como Comentarista Econômico – Mídia Falada e duas vezes na Mídia Escrita.

 

Foi escolhido como o segundo mais admirado jornalista de Economia do país, por votação no meio de comunicação, um prêmio concedido pelos portais Jornalistas&Cia e o portal Maxpress. Isso na votação de 2016. Nesse mesmo prêmio, ficou entre os 10 jornalistas mais admirados do país, em 2014.

 

Mantém o site, www.sardenberg.com.br, com informações e comentários econômicos. Na tevê, foi apresentador do Jornal das Dez da Globonews, do telejornal da Gazeta Mercantil e do Roda Viva, programa de entrevistas da TV Cultura. É palestrante na área de política e política econômica (conjuntura, cenário nacional e internacional, perspectivas políticas e econômicas).

 

Jornalista desde 1969, trabalhou como repórter, redator e editor nos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil e Folha de São Paulo. Nas mesmas funções, trabalhou ainda nas revistas Veja e IstoÉ.

 

Passou a maior parte de sua carreira em São Paulo, mas trabalhou durante seis anos em Brasília. Fez inúmeras coberturas no exterior. De 1985 a 1987, foi Coordenador de Comunicação Social do Ministério do Planejamento (gestão João Sayad), ocasião em que participou do lançamento e divulgação do Plano Cruzado.

 

De 1987 a 1988, foi assessor da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas, ocasião em que trabalhou na definição de cursos de pós-graduação em jornalismo.

 

Outras atividades principais que exerceu: Titular da coluna Informe Econômico do Jornal do Brasil; Diretor da Sucursal do Jornal do Brasil em São Paulo; Diretor de jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão; Colunista da Folha de S. Paulo; Colunista de O Estado de S. Paulo.
 

Palestras

 

Sardenberg também participa de palestras e eventos, trazendo assuntos relacionados a economia, conjuntura política. Em suas palestras, Sardenberg traz sua análise sobre fatos políticos e perspectiva futura da economia. São temas abordados por Sardenberg em suas palestras: aspectos demográficos em profunda mutação; cenários econômicos; a economia brasileira em 2016; brasil: avanços e desafios.
 

 

Alguns de seus textos podem ser conhecidos abaixo