O USO DA INTERNET POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES E A PREVENÇÃO AOS CRIMES DE CYBER-PEDOFILIA
![O USO DA INTERNET POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES E A PREVENÇÃO AOS CRIMES DE CYBER-PEDOFILIA](https://bancodepalestrantes.com/wp-content/uploads/2022/12/os-perigos-da-pedofilia-na-internet-e-a-importancia-da-prevencao-correio-nogueirense-440x315-2-279x200.jpg)
O USO DA INTERNET POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES E A PREVENÇÃO AOS CRIMES DE CYBER-PEDOFILIA
INTRODUÇÃO
Os grandes responsáveis por evitar que crianças e adolescentes sejam vítimas do crime de CYBER PEDOFILIA são os pais. A educação para o uso e boas práticas de internet deve vir de casa, apesar desta disciplina ser ministrada na escola, o acompanhamento e a supervisão do uso da internet deve ser constante. É comprovado que a maioria dos acessos é feito por telefone celular que via de regra ficar longe dos olhos dos pais.
Os pais devem criar uma relação de confiança e companheirismo com os filhos e evitar de que este utilize a internet sem supervisão especialmente antes dos 15 anos, quando as crianças ainda não têm maturidade para diferenciar o “amigo” virtual do “amigo” real. Coloco amigo entre aspas pois aquele que se comunica na rede social ou outros meios pode ser o seu inimigo e este inimigo pode conquistar a confiança da criança fazendo com que eles se encontrem no mundo real.
OBJETIVO DA PALESTRA
Durante a palestra serão abordados todos os riscos de exposição nas redes sociais, o modus operandi dos pedófilos pois é de suma importância entender que não existe diferença entre o pedófilo que age na internet e aquele que age fora dela. A abordagem da criança na porta da escola, primeiro com uma conversa, veja que normalmente o pedófilo e a criança já tem uma intimidade pois eles interagem no mundo virtual, com a foto é fácil identificar a criança, com nome e sobrenome muitas vezes é possível enganar o porteiro ou monitor e sair com a criança da escola, e o telefone e endereço da criança expostos, permite que o pedófilo faça a observação dos hábitos da casa e escolha o melhor horário para a abordagem, normalmente quando a criança está sozinha. O foco desta palestra é mostrar os verdadeiros perigo de publicar fotos dos nossos filhos nas redes sociais . Se você tem o hábito de compartilhar fotos dos seus filhos, seja para que amigos ou familiares vejam, conheça alguns cuidados a tomar .
DETALHES E TEMAS PRINCIPAIS QUE SERÃO ABORDADOS NA PALESTRA
– Nunca colocar fotos públicas de crianças e adolescentes nas redes sociais.
– Configurar a permissão das redes sociais para apenas amigos verem, nunca os amigos dos amigos.
– Sempre que a criança e adolescente for utilizar a internet procure supervisionar.
– Sempre participe das redes sociais dos seus filhos e conheça os amigos virtuais dos seus filhos e interaja com eles.
– Contrate um profissional de cibersegurança para configurar a proteção da sua rede.
– Utilize antivírus pagos em seus dispositivos, inclusive smartphones.
– Habilite o controle dos pais nas tvs e aplicativos de streaming.
OUTROS DETALHES TÉCNICOS DA PALESTRA E DICAS DE PREVENÇÃO:
– Morphing: trata-se de uma prática, segundo a qual, algumas pessoas copiam fotos tiradas da internet e fazem uma montagem fotográfica com uma foto pornográfica. Seria no mínimo dramático ver uma montagem assim com o nosso filho.
– Muitas vezes, essas fotografias não são compartilhadas corretamente e não apenas nossos amigos e familiares podem vê-las, mas os amigos dos nossos amigos também, e nem todos têm o mesmo critério que a gente na escolha do compartilhamento de fotos e opiniões. Em todo caso, pese os prós e os contras. Caso decida publicar alguma foto dos seus filhos nas redes sociais, tenham em conta essas medidas de segurança:
– Verifique que seu perfil seja privado e não público.
– Ainda que o seu perfil seja privado, só dê autorização de acesso às fotos das crianças, pessoas selecionadas e não a todos os agregados à rede.
– Evite expor fotos das suas crianças de biquíni, roupas íntimas ou até mesmo nuas, porque além de ser desnecessário é muito perigoso.
RILDO CORRÊA SILVEIRA
Perito em Crimes contra Crianças e Adolescentes com atuação pela Justiça Federal – Estadual – Tribunal do Júri
Perito Judicial do TJRS-Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e do TJRJ-Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Registrado no quadro de Peritos do MPRS-Ministério Público do Rio Grande do Sul e do MPSC-Ministério Público de Santa Catarina
– Mestre em Psicanálise e Sexologia
– Psicanalista Clínico Especialista em Psicanálise Infantil
– Doutorando em Psicanálise
– Especializado em Neuropsicanálise
– Pós Graduado em Criminologia – Antropologia – Análise Criminal – Perícia Social e Psicossocial – Perícia Cibernética
CONTATO: 51 994045752
WEBSITE OFICIAL: https://rildo-silveira-pericia-e-analise-de-crimes.ueniweb.com/