Helezandra
Helezandra
Sou professora de filosofia, especialista em filosofia. Há 17 anos estou na educação, atuo como coordenadora pedagógica há 4 anos, foi neste ramo da coordenação que comecei a ministrar palestras nas formações continuadas sobre educação, motivação e também a falar de ética, cidadania.
Ministrei junto aos alunos e pais palestras sobre o feminismo no dia da mulher, bullying, neurociência. Foi também no projeto “Família e Escola” que dei palestra aos pais com o tema comportamento. Ao final das palestras sempre fui muito elogiada pelos participantes, assim surgiu o interesse em atuar nesse ramo.
Palestras
Educação
Educação e habilidades socioemocionais, desenvolvimento integral dos estudantes, como é o aluno da era digital e o comportamento do professor frente a esse aluno. Como adequar-se com metodologias ativas com base na neurociência. Com base em estudos da neurociência e da filosofia da educação elaboro essa palestra bem como na BNCC – BASE NACIONAL COMUM. Autores como Michel Serres que discorre no livro POLEGARZINHA sobre o aluno do século XXI, Suzana Herculano, neurocientista que me embaso para falar de neurociência. Educadores como Pedro Demo, Paulo Freire, Dermeval Saviani, Cipriano Luckesi. Filósofos como Sócrates, Hannah Arendet, Rousseau e outros. Falo sobre avaliação com base em Luckesi, Perrenoud e outros. Deleuze e a Educação onde ministrei palestra sobre o assunto em um instituto federal.
Ética e Cidadania
Discorro sobre esse tema com base na filosofia. Filósofos como Kant, Aristóteles, Sócrates, Habermas, Spinoza, Deleuze e Guatarri, Estóicos, Epicuristas, Nietzche e outros que abordam o tema, também busco anedotas e parábolas para ilustrar o tema fazendo paralelo para facilitar o entendimento e dar ludicidade a fala. Também utilizo falas de Mário Sérgio Cortella, Clóvis de Barros, Viviane Mosé, Marilena Chauí.
Motivação
Elaboro esse tema com base na filosofia de Spinoza, Deleuze, Guatarri e outros, onde faço paralelos no conceito de afetar e ser afetado. Busco conceitos da psicologia cognitiva comportamental e da psicanálise, bem como Sartre, fenomenologia e existencialismo, Nietzsche e a vontade de potência, conceito de super-homem e as três metamorfoses. Busco base na neurociência em especial em Ivan Izquierdo e Mussak no livro Motivação. Autores como Abraham Maslow e sua teoria do ciclo motivacional.
Feminismo
Elaboro essa palestra com base nos estudos de feminismo interseccional, no livro Empoderamento de Joice Berth, em Simone de Beauvoir no segundo sexo, em Deleuze e Guatarri no conceito de devir mulher bem como na desconstrução do conceito de masculinidade tóxica. Também utilizo a Márcia Tiburi e seu feminismo.
Comportamento
Discorro sobre esse tema com base na filosofia em especial na obra de Spinoza, “Ética”, na obra de Merleau, “Ponty”, no livro “A estrutura do Comportamento”, na obra de Tomas Hobbes, Rousseau, Nietzche, Deleuze e Guatarri, bem como na psicologia cognitiva comportamental de Judith Beck , na psicanálise de Lacan e Freud escrita por Daniel Omar, Jorge Forbes no livro: “Você quer o que deseja”. Busco embasamento na neurociência e no conceito de plasticidade neural. Me utilizo de fábulas que ilustram o comportamento humano bem como obras que exemplificam na literatura o comportamento humano. Utilizo a obra de Sartre “O Existencialismo é um Humanismo” e conceito de má fé em Sartre bem como o determinismo filosófico no comportamento humano.
Importante destacar que essas são minhas bases teóricas, me utilizo da literatura e sua riqueza poética para discorrer sobre estes temas, também utilizo fábulas de Esopo, La Fontaine e outros para ilustrar as falas.
Nada no momento
Nada corresponde neste momento, ou ainda não há conteúdo anunciado ou publicado.