A importância de uma agência de palestrantes na era digital não pode ser subestimada. Em um mundo onde a comunicação é a chave para o sucesso, ter acesso aos oradores certos pode transformar um evento em uma experiência inesquecível. As agências de palestrantes estão empenhadas em fornecer os melhores oradores para eventos de todos os tipos, desde conferências corporativas até palestras motivacionais.
O Banco de Palestrantes é uma excelente vitrine para chamar a atenção das maiores agências de palestras. Neste artigo vamos lhe explicar as razões e também como as agências de palestrantes escolhem e agenciam os profissionais.
Você vai entender de maneira clara e objetiva quais os incentivos das agências e como se tornar o profissional que elas buscam.
Como trabalham as agências de palestrantes
Agências de palestrantes identificam produtos de alto potencial (financeiro e de facilidade de vendas) e dedicam seu tempo na promoção somente destes produtos. Quando falamos em produtos, usamos um termo que engloba uma visão mais ampla do palestrante e sua palestra como um pacote que abrange fama, conteúdo, reputação de performace e força da marca de determinado profissional.
Agências de palestrantes ganham na comissão da venda da palestra. Quanto maior for o valor da venda, mais alta a comissão (geralmente na faixa dos 20% sobre o valor total). Por esta razão, não faz sentido para uma agência dedicar muito tempo a um palestrante novo, cujo valor potencial da comissão da venda da palestra é menor, e cuja venda será muito mais difícil de propor para o contratante já que envolve o risco do profissional ainda não ter se provado completamente no mercado.
Agências de palestrantes buscam identificar profissionais em ascenção ou já no topo pois é nesta fase onde existe o melhor ganho benefício entre esforço de promoção, facilidade de venda e retorno financeiro. Veja que o melhor dos mundos para a agência é conseguir um contrato de exclusividade exatamente nesta fase.
Em contrapartida, quando o profissional atinge notoriedade e reputação, a venda de suas palestras torna-se cada vez mais simples de ser executada por ele mesmo pois recebe muitas indicações ou já possui clientes fixos. Portanto sempre a decisão de ser agenciado vai gerar ganhos e perdas, como qualquer parceria.
Como um palestrante pode ser agenciado
Pelas razões que expomos no parágrafo anterior, dificilmente uma agência vai se dedicar na promoção de um palestrante totalmente novo. Talvez uma das únicas ressalvas seja para alguma figura pública que atingiu notoriedade e está em momento de grande interesse por parte da sociedade.
Pense por exemplo em um atleta que acabou de vencer uma medalha de ouro na olimpíada: há espaço para venda de palestras deste profissional, porém a agência precisará trabalhar na parte do conteúdo da palestra, caso contrário somente a fama momentânea da medalha não será suficiente para uma carreira de palestrante.
Mas e quem não venceu uma medalha de ouro, ou não foi protagonista de uma novela das 8 da Rede Globo, como participar de uma agência de palestrantes? A resposta é trabalho e esforço, e se você estiver disposto a seguir este caminho você sem dúvidas vai conseguir.
Comece pela base, pela fundação de seu castelo.
O Banco de Palestrantes é uma excelente vitrine
Todos os meses dezenas de agências utilizam o Banco de Palestrantes em busca de novos talentos. Primeiro os contratantes utilizam filtros por tema que desejam, por exemplo “diversidade”, “liderança feminina”, “Inteligência Artificial”, entre outros. Os temas mais buscados dependem muito do momento social e econômico que vive o país, do contexto cultural que estamos inseridos, ou até mesmo de mudanças na legislação.
Sempre há novas oportunidades de temas que surgem, o que é excelente para novos palestrantes. Claro também há temas perenes, por exemplo “vendas”, “motivação”, “produtividade” para citar apenas alguns. Para ser agenciado para estes temas, você precisa de uma carreira consolidada e de um trabalho realizado por anos demonstrando o seu valor e a qualidade de seu conteúdo.
É como subir uma escada, onde cada degrau representa uma etapa de sua carreira. O primeiro degrau está na correta definição de seu tema, de sua imagem, da melhoria de sua performance. Você pode se aprimorar e testar assuntos até encontrar seu nicho de atuação.
Crie seu perfil gratuito no Banco de Palestrantes, inclua suas palestras, consultorias, mentorias. Exponha seu conteúdo e promova-o o máximo que puder e realize suas primeiras palestras em sua região.
Primeiro pense no que você tem a oferecer a Agência de Palestrantes, e não o contrário
Agências de palestrantes se destacam por realizarem uma excelente curadoria de palestrantes. As melhores agências conquistaram a confiança de grandes empresas e órgãos do governo pois sempre indicam profissionais que entregam o prometido, ou seja, uma excelente palestra e o sucesso do evento.
Portanto há grande valor naquilo que uma agência de palestrantes faz, e muitas empresas têm suas agências de confiança. Veja que estas agências acabam possuindo certo controle sobre determinado fluxo de contratação para eventos, exatamente por esta relação de confiança que conquistaram, e isto atrai o interesse de palestrantes famosos.
Veja que não é fácil se tornar a agência de palestrantes de confiança das maiores empresas, é também necessário muito trabalho e cuidado na escolha dos profissionais a serem promovidos, e ter feito isto por anos de maneira consistente.
O seu foco portanto deve ser primeiro se tornar o tipo de palestrante que estas agências buscam. Se você fizer este esforço, naturalmente as agências de palestrantes vão lhe procurar.
Quando as agências de palestrantes vão querer lhe agenciar
Veja que voltando a falar um pouco sobre a escada que o palestrante precisa escalar até o sucesso, ou até se tornar o profissional que as agências de palestrantes desejam, o segundo degrau nesta escada do sucesso é criar uma rede de contatos que se inicia na sua cidade ou região e que vai se expandindo com o tempo até você estar realizando eventos maiores.
O sucesso exige muito trabalho, não é sorte, e não é do dia para noite. Mas quando você chegar lá, o valor de sua palestra será maior e também a sua reputação como palestrante será conhecida e suportada por dezenas de contratantes satisfeitos.
Quando você chegar neste patamar, em que talvez para você já seja mais fácil vender suas palestras, muitas agências de palestrantes vão querer lhe agenciar.
Conclusão
Se você ainda não está no estágio em que possui uma rede de contatos que atestam a qualidade de seu conteúdo e sua performance, e também que você já tenha conseguido melhorar a precificação de sua palestra (tornando o valor de comissão e a venda para a agência de palestrantes mais atraente), então você precisa se dedicar mais a reforçar primeiro a sua base.
Se você quiser entender como isto ocorre na prática, veja este vídeo que preparamos sobre o Perfil Verificado e sobre a importância de trabalhar a sua autoridade e liderança em seu tema de atuação.
Desenvolva uma mentalidade de primeiro gerar valor e de se tornar o palestrante que as agências desejam. Com muito trabalho, esforço e visão de médio a longo prazo você vai conseguir atingir todos os seus objetivos.