Desde sua juventude, Sergilene descobriu sua vocação e habilidade natural como palestrante, tendo ministrado palestras abrangentes sobre diversos temas. Movida pelo amor à oportunidade de transmitir conhecimento de maneira leve, reflexiva e transformadora, Sergilene destaca que considera sua missão cumprida se uma pessoa sair de sua palestra com pensamentos inquietantes que a levem a questionar e modificar seu comportamento, atitude e vida.

Esta profissional de destaque é  Graduada em Gestão de RH e Pós-Graduada em Gerontologia e Psicologia Positiva, possuindo certificações em Estimulação Cognitiva, Intervenções com Forças de Caráter e Psicoterapia Positiva. Com uma impressionante trajetória de quase três décadas na área de saúde suplementar, Sergilene direcionou sua paixão e habilidades para o campo da psicologia positiva, onde também oferece atendimento especializado.

No cenário da Gerontologia, a Palestrante Sergilene é frequentemente convidada para compartilhar sua expertise e conhecimento em programas e lives sobre o tema. Além disso, Sergilene é participante ativa e produtora do PodCast POD REVALORIZAR.

Vamos conhecer melhor a história e o trabalho da Palestrante Sergilene Lima? confira:

Fale um pouco sobre você. O que lhe motivou a atuar como Palestrante?

Desde minha juventude realizo palestras informalmente. Essa experiência fez eu me preparar para ser uma palestrante profissional. Com a chegada da aposentadoria em 2019 e 2021 fiz minhas especializações em Psicologia Positiva e Gerontologia com certificação adicional em Estimulação Cognitiva e Intervenções com Forças de Caráter, buscando uma base de conhecimento para desenvolver um conteúdo sustentável e relevante para criar palestras que sejam importantes, úteis e transformadoras de consciências, escolhas e que consigam despertar o propósito e sentido de vida para a assistência. 

Quais os benefícios que seu trabalho e seu conhecimento podem trazer ao segmento em que atua?

O enfrentamento da velhice exige o exercício de, no mínimo, seis virtudes, segundo Anselm Grün, quais sejam: serenidade, paciência, mansidão, liberdade, gratidão e amor.

Também a Psicologia Positiva tem seis virtudes (transcendência, temperança, coragem, justiça, humanidade, sabedoria) às quais se vinculam 24 recursos pessoais e, entre elas algumas contribuem de forma relevante para a longevidade: otimismo, espiritualidade, vitalidade, amor etc.

No meu trabalho, o alinhamento desses dois conhecimentos pode levar o indivíduo em processo de envelhecimento a ACEITAR melhor as mudanças inerentes do processo, VIVENCIAR os aspectos positivos e negativos do envelhecer encontrando sentido neles e superando as consequências deles, IMERGIR nessa nova realidade que pode ser prazerosa ao se apropriar conscientemente dos novos hábitos advindos com a velhice, FLORESCENDO a partir do uso dos recursos pessoais que tendem a levar à conquista de bem-estar e qualidade vida.

Qual sua mensagem final?

Confúcio perguntou: Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos tem? 

Esta é uma pergunta que nos provoca e nos instiga, porque a cronologia dos anos é um detalhe entre os tantos que nos fazem contá-los sob uma versão romantizada ou menosprezada ou estigmatizada, especialmente quando a perspectiva está na ótica da velhice que nada mais é que uma realidade para alguns privilegiados, pois nem todos a alcançam. Há aqueles que a enobrecem e aqueles que olham pela lente da doença e perda de vitalidade. Poucos conseguem ver a bênção que é envelhecer. 

Às vezes nosso pensamento limitado sobre o envelhecimento nos leva a concluir que a velhice é uma consumação e chegaremos ao fim da vida diante de um monte de cacos e sem forças para recolhê-los. 

Que nossos olhos se abram e a sabedoria nos leve a enxergar o envelhecer com profundidade e compreensão de que chegamos numa fase da vida em que colecionamos histórias, ganhos, perdas, tristezas, alegrias, vitórias, derrotas, desafios e a soma desses e outros aspectos resultou em um ser sábio que aprendeu a dar valor à vida e ver sentido nos dias, mesmo porque a velhice não é o fim do caminho e o envelhecer é uma conquista.

A Palestrante Sergilene Lima está no Banco de Palestrantes, para conhecer melhor seu trabalho e contratar seus serviços visite seu perfil.

Compartilhe:

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.