Luta Antimanicomial - Porque você deve se preocupar com isso?
A Luta Antimanicomial é um movimento social que luta pelo fim do encarceramento em massa de pessoas que por qualquer que seja sua condição, não se encaixam no “padrão de normalidade”.
O movimento teve início na Itália, na década de 60, através do olhar do psiquiatra Franco Basaglia, que promoveu a Reforma no Sistema de Saúde Mental italiano. No Brasil, o movimento impulsionou a reforma psiquiátrica na década de 80 e seu dia é “celebrado” em 18 de Maio.
A luta antimanicomial tem uma premissa muito maior do que apenas fechar hospitais psiquiátricos. Por trás deste movimento, existe a ideia de desconstrução da lógica da normalidade: O que é considerado dentro do padrão é bom. O que está fora deve ser combatido. E a loucura, assim como todas as minorias, sempre estiveram fora do padrão da normalidade. É sob este olhar, que percebemos o impacto da lógica manicomial sobre todos nós.
E é pensando nisso que convido vocês para uma reflexão mais ampla sobre como a lógica manicomial é presente em nossa sociedade e diariamente nos afeta através da segregação e da marginalização de grupos sociais. Como a mão necropolítica manipula os níveis de opressão em diferentes vieses e como tudo isso se aplica na vida do brasileiro.
Para pensarmos numa sociedade emocionalmente mais sadia, precisamos penar num contexto social menos repressor.
Vamos ter esta conversa juntos?