“Gestão emocional: o segredo para o sucesso acadêmico”

Duração: 180 minutos
Modo: Presencial
Não Disponível

Os objetivos são:
1. Desenvolver habilidades de regulação emocional dentro e fora de sala,
2. Promover a redução do estresse e melhoria da saúde mental e emocional dos professores e
3. Construir um ambiente acadêmico mais positivo.

O corpo docente se sente estressado ao longo do semestre e muitas vezes esse cansaço cria uma relação e um ambiente ruim entre professor-aluno e professor-coordenação. As faltas por doença, as reclamações na ouvidoria, as desistências e insatisfações com a Instituição aumentam, tanto por parte dos professores como dos alunos. Os professores são o elo entre a Instituição e os alunos e é fundamental que eles desenvolvam habilidade de gestão das emoções e priorizem os cuidados com sua saúde mental e emocional para que o ambiente de aprendizagem seja positivo e saudável para todos.
Durante a palestra os professores terão oportunidade de experimentar práticas de mindfulness (atenção plena) que são ensinadas no curso de Gestão da Felicidade de Havard. São práticas simples e de grande eficácia que poderão ser praticadas em casa e utilizadas durante as aulas com os alunos com intuito de reduzir o estresse, aumentar a atenção e o foco, melhorando assim o ambiente de aprendizagem.
A auto-observação e o autoconhecimento serão abordados para que cada professor consiga identificar em si quais são os gatilhos que fazem as emoções desagradáveis tomarem conta dos seus comportamentos e como desenvolver um hábito de regulação das emoções. Vamos trabalhar as emoções de medo, raiva e tristeza e os sentimentos rejeição, abandono, manipulação, humilhação e exclusão que são os gatilhos mentais para a reatividade.
Será orientado quais as boas práticas para construção de hábitos mais saudáveis e para evitar chegar no ponto de estresse e descontrole emocional, bem como identificar nos alunos a emoção e sentimento desagradável para se comunicar adequadamente reduzindo o ponto de tensão.

Benefícios institucionais:
1. Melhorar o ambiente de aprendizagem: professores com equilíbrio emocional criam um ambiente mais positivo e acolhedor para os alunos, promovendo melhor engajamento e rendimento escolar;
2. Aumentar a satisfação com o trabalho e reduzir as faltas dos professores;
3. Estimular a colaboração e motivação do corpo docente;
4. Melhorar os índices de avaliação institucional: aumento da satisfação com a instituição, redução da evasão escolar, redução das reclamações de alunos sobre os professores.

Compartilhe:

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.