Inovação para o crescimento: respostas sobre como ter um negócio inovador.

As operações de 83% das pequenas e médias empresas da América Latina sofreram com a pandemia, conforme apontou uma pesquisa da Americas Market Intelligence. Os 17% restantes são negócios essenciais. Muitos fecharam, alguns sobreviveram e outros cresceram. O que esses negócios poderiam ter feito para minimizarem o impacto da pandemia?
A transformação digital, a visão do cliente e das pessoas no centro das decisões já eram realidade. Mas, por que muitos ignoraram esses sinais? Geralmente esperamos as crises, somos reativos, não proativos. Apesar de parecer discurso bíblico, inovar não é uma luz no fim do túnel, é o caminho.
Agora, se fala de um “novo normal” que não vai existir. As condições de mercado nunca foram normais. Para alguns, o termo pode “mascarar” a vontade de voltar à zona de conforto. Mas, mudanças acontecem fora dela. Precisamos ser uma metamorfose ambulante. Essa é a velha regra do jogo e existe uma relação direta entre mudar e o crescimento das empresas. Como lidar com as imprevisibilidades? Inovando consistentemente. Falar de inovação parece redundante. As lições sobre o tema não mudam, mas o comportamento dos clientes sim. E com isso, empresas precisam mudar.
Este guia não define padrões e nem impõe regras. Inovar é um processo livre, mas que precisa ser gerenciado. O que pretendo é estimular os primeiros passos para se ter uma empresa inovadora. Não estou aqui para falar de startups, pois elas já nascem com uma mentalidade inovadora. Vamos falar de inovação para empresas “tradicionais”, como as padarias e as lanchonetes de bairro.

Compartilhe:

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.