
Daniel Pereira
Daniel Pereira
A arte na Geração de Números Aleatórios, Aleatoriedade e sua influência no cotidiano
Sou Daniel Pereira,
Graduado em Administração de Empresas pela PUC Minas e Cientista que após as publicações de dois papers “Itamaracá: A Novel Simple Way to Generate Pseudo-random Numbers” e “ESBSD: An Essay on the New Exponential Smoothing Methodology Applied to the Projection of the Population of Belo Horizonte” tenho sido o brasileiro e latino Eleito Membro do Painel Acadêmico da Universidade de Cambridge.
Abaixo destino-lhes uma breve síntese a respeito destes dois papers:
__________________________________________________________
Itamaracá PRNG:
Desde 1946 com Metropolis, Jhon von Neumman, DH Lehmer… Itamaracá é uma nova fórmula matemática no contexto da Teoria dos Números e na Ciencia da Computação. Através deste algoritmo, é possível através de uma formula gerarmos uma sequencia pseudoaleatória aperiodica, isto é, sem um final e/ou repetição. Com Itamaracá, objetivou-se conciliar a simplicidade da Matemática Elementar com a Teoria do Caos.
Segundo uma das plataformas russas especializadas em aleatoriedade na computação (2QBit.com), Itamaracá está entre os 10 algoritmos mais notáveis do mundo.
Video:
ESBSD: É um modelo de suavização exponencial aplicado a series temporais nos quais cujo ambiente possui tendencia de crescimento/decaimento continuo com período t tendendo a saturação. É uma fórmula nova que aprimorou consideravelmente o modelo de Thomas Malthus, Holt, Pierre François-Verhulst se aplicado a tais ambientes. Suas aplicações vão desde projeções populacionais (bactérias, tumores e populações humanas e de animais) até projeção de vendas, por exemplo.
Video:
___________________________________________________________
Minhas principais linhas de pesquisa são em Simulação de Monte Carlo; Business Intelligence; Sistemas Dinâmicos Complexos e Tecnologia da Informação.