This user account status is Aprovado

This user has not added any information to their profile yet.

Dados Profissionais

Ceará (CE)
Palestras, Coaching
Administração do Tempo, Atendimento ao Cliente, Comportamento, Criatividade

Tinoco Luna é Professor Universitário, Mestre em Linguística, Coach Palestrante com MBA, Life Coach, Especialista em Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos, Especialista em Metodologia e Docência do Ensino Superior, Graduado em Letras e funcionário da Petrobras. Ator, autor de peças teatrais, diretor teatral, produtor e ativista cultural há 35 anos.

 

Palestras

 

Estratégias Vencedoras para Líderes acima da Média – uma palestra sobre Liderança e Inteligência Emocional
De acordo com a revista EXAME, para 72% dos altos executivos brasileiros, faltam líderes nas suas organizações, isto é, faltam pessoas que criem estratégias vencedoras e que tenham a habilidade de persuadir e influenciar positivamente seus liderados, afim de atingir as metas desejadas.

 

Neste sentido, a palestra que propomos tem por objetivo contribuir para a formação de líderes acima de média, por meio do autoconhecimento, da mudança comportamental e da automotivação. São líderes desse nível que transformam o clima organizacional das empresas e as conduzem para os mais altos padrões de excelência, seja qual for o ramo em que atuem.


Fazer mais em menos tempo e sem estresse – uma palestra de liderança e gestão de tempo
Estudos mostram que nove em cada dez pessoas não sabem administrar o seu próprio tempo. A grande maioria faz uma lista, escrita ou mental, logo de manhã e, ao chegar à noite, não cumpriram nem 50% desta lista. Um relatório elaborado pelo Fórum Econômico Mundial aponta que, em um ranking global de competitividade com 141 países, o Brasil ocupa a 71ª posição. Precisamos mudar urgentemente esse quadro, afim de que nossas empresas e nossas carreiras possam ganhar o impulso que os novos tempos exigem.


A partir desses dados, a palestra que propomos, visa mostrar como, sem nenhum estresse e com qualidade de vida, é possível se administrar bem o tempo, fazendo mais em menos tempo, com menos recursos e obtendo sempre melhores resultados tanto para sua empresa, como para sua vida pessoal.


Pedagogia do Humor – uma palestra para despertar o interesse pela aprendizagem
Entre os educadores brasileiros, há praticamente uma unanimidade acerca do fato de que o maior desafio da educação, no momento em nosso país, é despertar nos estudantes o interesse pelo aprendizado. Professores diariamente fazem de tudo para despertar nos alunos o gosto pelo conhecimento.


Partindo dessa constatação, e sabendo que o Brasil é uma país de forte cultura humorística, traço de nossa formação antropológica com base na mistura de raças, essa palestra vai mostrar como o humor é uma eficiente ferramenta pedagógica, cuja utilização em sala de aula, pode proporcionar uma aprendizagem que faz sentido para o aluno e, assim, despertar nele um profícuo interesse pelos estudos.


Bem-vindos ao admirável Mundo Novo – uma palestra sobre o futuro das empresas e das profissões
Como iremos alimentar 10 bilhões de seres humanos? Como será possível garantir a paz mundial com a volta da guerra fria e da corrida nuclear? Como vamos garantir a sobrevivência da espécie humana ante os desastres ambientais e as epidemias que se espalharão? As respostas dependem das escolhas que fazemos hoje.


Diante dessas indagações, a palestra que propomos trata do futuro das profissões no cenário do mundo atual, no qual prevalece o avanço desenfreado e inevitável das inovações tecnológicas; uma palestra ideal para subsidiar empresas na elaboração de seus planos estratégicos, visões e missões, além de orientar o planejamento de carreiras e vocações.


Senhor, vai querer o quê? – uma palestra sobre excelência no atendimento
Estudos mostram que o Brasil ocupa o quinto pior lugar quando o assunto é atendimento ao cliente. Esse número é assustador, pois, num mundo competitivo como o nosso, um atendimento ruim decreta o fim de qualquer negócio, afinal, como diz a sabedoria popular, “no negócio quem manda é o freguês”.


Diante dessa constatação, a Palestra que propomos é fortemente indicada para todos os profissionais cuja tarefa é se relacionar com os clientes de sua empresa, sejam eles vendedores ou atendentes, de todos níveis e em todos os ramos do comércio, dos serviços e similares.


Manda quem pode… e obedece quem entende a mensagem – uma palestra de comunicação empresarial
O CEO de uma empresa cria uma estratégia e, ao passar as informações para o diretor, muitos detalhes são perdidos; o diretor precisa transmitir a mensagem para os gerentes e novamente dados importantes são esquecidos; os gerentes, por sua vez, precisam informar os supervisores, e mais informações preciosas são omitidas; os supervisores precisam passar estas informações para o pessoal do operacional, e talvez você já saiba o final: a mensagem chega totalmente distorcida.

 

Essa é a realidade diária de milhares de empresas em todo o país; falha de comunicação é, sem dúvidas, o problema que mais atrasa o desempenho das empresas. Diante desse quadro, a palestra que propomos vai mostrar, como se pode resolver esse problema de comunicação empresarial e, otimizar resultados em todos os níveis e em todos os departamentos de uma empresa.


Quer ir rápido vá sozinho; quer ir longe vá acompanhado – uma palestra sobre trabalho em equipe
Phil Jackson, aquele extraordinário treinador de basquete norte americano que ganhou onze títulos da NBA, certa vez disse: “O trabalho em equipe acontece quando um contribui com a deficiência do outro”.


Inspirada nestas sábias palavras, essa palestra vai mostrar como o trabalho em equipe se transforma numa força positiva e avassaladora que, movida pelo combustível da união e das relações humanas, faz as empresas superarem desafios e atingirem a excelência de seus produtos e serviços.


Uma luz no fim do túnel – palestra sobre resiliência
É muito comum vermos pessoas reclamando da crise e das adversidades do dia a dia. Mas, especialmente nas empresas, o bom profissional, ao invés de ficar reclamando, ele parte para cima dos problemas e os resolve. Afinal, o salário de um funcionário, seja ele quem for, é pago para que ele resolva problemas.


Com base nessa realidade, a Palestra que propomos vai mostrar como é possível transformar as dificuldades e problemas do cotidiano em resultados positivos, seja, no ambiente empresarial, seja na vida pessoal. Isto chama-se Resiliência, um traço de personalidade altamente necessário nesses tempos de crise e que pode ser adquirido através de treinamento e mudança comportamental.


Tô sabendo disso agora – uma palestra sobre liderança e feedback
Richard Willians, em seu best seller “Preciso saber se estou indo bem!”, se dirigindo aos líderes de um modo geral, faz as seguintes indagações: “Quando um funcionário faz um bom trabalho, você elogia seu desempenho? E quando faz algo que você desaprova, você explica o que está errado ou apenas o repreende? Em seus relacionamentos pessoais, você faz mais críticas ou elogios?


A falta de feedback ou o mau uso dele, prossegue o autor citado, pode prejudicar o desempenho de empresas e a vida das pessoas, uma que tal elemento, o tal feedback, tem um papel central em nossas vidas e rege todos os nossos esforços e estímulos.


A partir dessas citações, a Palestra que propomos vai mostrar que o feedback é um poderoso instrumento a serviços dos líderes, seja nas empresas ou nas famílias, no sentido atingir resultados, melhorar o desempenho profissional e as relações humanas.


De onde vim e pra onde vou – uma palestra sobre nosso destino e a nossa missão
Não sabemos de onde viemos e nem para onde vamos. Na verdade, não sabemos com segurança nem quem somos e o destino que nos aguarda é um grande mistério. Já se disse que o futuro a Deus pertence. Mas, apesar de todas essas dúvidas de senso comum que acompanham o homem desde seus primórdios, de uma coisa podemos ter certeza: não estamos no mundo por acaso e cada um de nós tem uma missão.


A Palestra que propomos, por meio de exercícios de reflexão e autoconhecimento, vai ajudar as pessoas a encontrem sua missão de vida e, a partir daí, elaborarem plano e metas compatíveis com a sua identidade e personalidade, abrindo caminhos para o sucesso profissional e para a felicidade pessoal.

 

Alguns de seus textos podem ser conhecidos abaixo