This user account status is Aprovado

This user has not added any information to their profile yet.

Dados Profissionais

Paraná (PR)
Palestras
Educação, Mulher e As Organizações, Planejamento, Show de Humor / Entretenimento, Outros
011 49678500
A palestrante Lilian Medeiros é doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Educação pela PUC/PR e especialista em Tecnologias e EAD; Educação Especial, Síndromes e Deficiências; Psicopedagogia.

 

Possui larga experiência na área educacional, como palestrante, orientadora de TCC na pós-graduação da UFPR, professora universitária e de ensino fundamental.

 

Autora do livro: Estado da arte das teses e dissertações sobre estágio supervisionado: as tendências dos estudos de estágio supervisionado e diversos artigos na área educacional.
 

Palestras

 

Inclusão: desafio da contemporaneidade
Atualmente a inclusão escolar está no cerne dos debates educacionais frente ao desafio de promover uma educação de qualidade, centrada em práticas que ancoradas na teoria busquem atender as especificidades de cada aluno visando a sua aprendizagem e seu desenvolvimento integral. Desta forma indaga-se: Ao longo da história da humanidade de que forma aconteceram os processos excludentes das pessoas com deficiência em algumas culturas? Qual o sentimento vivenciado pelos pais ao receber o diagnóstico que seu filho apresenta deficiência? Qual o papel da escola, do poder público e da sociedade no processo da inclusão? Uma palestra que no entrecruzamento da teoria e da prática permeada por casos reais, emocionará seus colaboradores levando-os a refletir sobre a urgência em mudar paradigmas para a efetivação da escola inclusiva.
 
Ser professor: entre o estresse e a resiliência
O trabalho docente vem sendo palco de calorosos debates nas últimas décadas, pois a sua práxis é alvo, constante, de avaliações nacionais – os chamados índices de desempenho dos estudantes. Indubitavelmente, é colocado “em xeque” frente à sociedade, deixando o professor em uma posição ora positiva, ora negativa, frente à esfera social. Assim o que é ser professor na contemporaneidade? Esta palestra fará o professor e os envolvidos direta ou indiretamente com a educação refletir sobre o seu papel na formação de cidadãos para um futuro de incertezas assim como sobre seu oficio – o qual na contemporaneidade, exige resistência, equilíbrio emocional e flexibilidade para o enfrentamento dos conflitos cotidianos.
 
Planejamento, fala sério: por quê? Para quê?
O ato de planejar, organiza a rotina, otimiza o tempo e recursos tanto materiais como humanos, o que no ambiente de trabalho é essencial para se obter qualidade. Desta forma pergunta-se: Como se caracteriza o planejamento na contemporaneidade? Qual a função do planejamento? Os seus colaboradores irão participar de uma experiência reflexiva sobre o ato de planejar a qual influenciará diretamente sua prática cotidiana nas atividades laborais.
 
Hipermodernidade: o desconforto com o conforto alheio
A decepção moderna está em proporções nunca vistas na história. Gilles Lipovetsky, o filósofo dos paradoxos, intitula de hipermoderna a sociedade atual, na qual o nomadismo tecnológico e afetivo e o individualismo avassalador sustentados pelo consumismo geram uma onda de frustação e decepção. Essa decepção está influenciando o mundo do trabalho? Qual a relação entre decepção e consumo? A sociedade da decepção está gerando um sentimento de solidão? Há esperança na sociedade da decepção? A partir da discussão dessas indagações as pessoas irão mergulhar na hipermodernidade refletindo, sobre as consequências que o consumismo tem nas suas vidas, na esfera social e no mundo do trabalho e certamente irá influenciar as suas relações cotidianas tanto pessoais quanto profissionais.
 
Mulher: força e resiliência
Esta palestra objetiva contextualizar ao longo da história da humanidade como as relações e divisão de gêneros se constituíram e seus reflexos no desenvolvimento das desigualdades que permeiam a organização social da família e do trabalho, e em especial o magistério – sua maioria feminina. Por meio de problematizações que instigarão seus colaboradores, professores, pedagogos e gestores a refletirem e emocionarem-se com a trajetória da mulher desde os primórdios até a contemporaneidade.
 
Formações:
O objetivo das nossas formações é levar os docentes a realizarem reflexões intelectuais sobre a prática cotidiana numa perspectiva de práxis pedagógica. Como afirma Giroux (1997, p. 40), as escolas precisam de profissionais com visão de futuro, que sejam tanto teóricos como praticantes e que possam combinar teoria, práticas e valores sociais e culturais democráticos.
 
As formações são realizadas com temáticas partindo da necessidade do grupo, nas áreas do conhecimento, contemplando os seguintes momentos: leitura deleite; estudo da teoria contemplando dinâmicas para leitura e interpretação do texto; debates; atividades práticas; retomada da teoria e sua implicação na prática, considerando que teoria e prática são indissociáveis.
 
Depoimentos
 
“A Palestra sobre “Inclusão Desafio da Contemporaneidade” Novos Olhares para a Deficiência da Professora Lilian foi rica de detalhes e de um grande aprendizado. E para fechar trazer uma história com fatos reais com depoimentos emocionantes de uma família resiliente e a superação foi excepcional. Isso é inclusão. Parabéns Professora Lillian.”
Gisele Triaquim
Morretes/PR
 
“A formação foi muito gratificante, pois fomos orientadas pela professora Lilian Medeiros onde de uma maneira clara e objetiva nos passou muitos conhecimentos e também deu a oportunidade de contarmos sobre nossas vivências e experiências. No encerramento tivemos a oportunidade de participar de sua palestra sobre inclusão onde esclareceu diversas dúvidas com sua fala e reforçou que cabe a nós professores buscarmos conhecimento para proporcionar formas variadas e adequadas de ensinar nossos alunos independente de qual seja sua dificuldade e ou deficiência.”
Lucimara Santos Cardoso Menegusso
Campo Magro/PR
 
“A palestra ministrada pela Professora Lilian de Medeiros foi abordada de forma muito interessante, mostrando um olhar diferente para a inclusão, sendo essa um movimento mundial de luta das pessoas com deficiência juntamente com seus familiares na busca dos seus direitos, fazendo parte da sociedade como qualquer outro cidadão.”
Michele Mendes
Paranaguá/PR
 
“Formado em Pedagogia, professor da rede municipal de ensino, hoje atuo como assessor frente a Secretaria Municipal de Educação. Participei das formações da Professora Lilian, e ao final participei de uma palestra ministrada pela professora com a temática Inclusão veio abrir nova visão e conceito sobre crianças especiais e o processo de inclusão, podemos incluir, acolher, podemos ser “um só”, basta não excluir, somos todos capazes.”
Alex Fernando Zanovello
Santa Maria do Oeste/PR
 
Alguns de seus textos podem ser conhecidos abaixo