Leni Lourenço
Leni Lourenço
palestrante-verificadoselo-melhores-palestrantes-do-brasil
Comportamento, Significado dos Sonhos Noturnos
Região: São Paulo, São Paulo

Biografia

Sou palestrante esotérico dos sonhos noturnos com especialização em Psicanálise Freudiana dos sonhos (Escola de Psicanálise de São Paulo, 2010) e Psicanálise Junguiana dos sonhos (Instituto Luz de São Paulo, 2013), com Mestrado e Doutorado nas áreas de Comunicação, Letras e Semiótica pela PUC/MACKENZIE. Fiz o curso de palestrante pela Academia do Palestrante de São Paulo (2015). Existem alguns vídeos postados no YouTube que comento acerca dos sonhos noturnos. Sou escritor com 12 livros já publicados.
 
Tenho dois livros escritos sobre sonhos nesta área do conhecimento (Psicologia) e um “terceiro”, também sobre sonhos (título provisório: “O ABC dos sonhos noturnos”) aguardando prefácio de um parceiro para posterior publicação. O 1ª se intitula “A interpretação dos sonhos segundo a escuta psicanalítica de Freud e Jung: descrição e compreensão de fenômenos oníricos” e, o 2º, “A interpretação dos sonhos de Jacó, José e Faraó do Egito e outros temas”.
 
Do ponto de vista acadêmico e profissional, sou professor universitário e além de professor, sou psicanalista/didata, consultor, ghost-writer, revisor e tradutor Português/Inglês e Inglês/Português.


             


Palestras

Palestrante dos sonhos noturnos

O principal objetivo da palestra é habilitar a pessoa a dominar as técnicas de interpretar as mensagens (as palavras e as imagens) contidas nos seus sonhos noturnos, a fim de que elas possam entender o que os sonhos estão lhes transmitindo, conscientizando-as de que os sonhos não interpretados são como cartas não lidas.

Além disso, a palestra proporciona o desenvolvimento de três importantes aspectos da personalidade da pessoa, a saber: autoconhecimento; a intuição e, por fim, a concentração – ferramenta indispensável para o desenvolvimento interior que repercute no exterior. Com estes conhecimentos adquiridos a pessoa passa a vivenciar uma melhor versão de si mesma, expande sua visão de mundo, e o que é muito mais importante: tem acesso, por meio da linguagem simbólica dos sonhos, de seus verdadeiros desejos e das coisas sobre as quais não tem consciência.

Ao final da palestra a pessoa terá o domínio dos seguintes assuntos:

  • De que os sonhos são feitos;
  • Que formas eles assumem;
  • Quais suas causas e finalidades;
  • Sua função biológica e psicológica;
  • A importância dele em sua vida;
  • Aprender a usar os sonhos para resolver problemas;
  • Conhecer a si mesma;
  • Ter acesso ao seu verdadeiro eu;
  • Compreender o significado dos sonhos na bíblia, na psicologia, na vida profana;
  • Por que algumas pessoas se lembram dos sonhos e outras não?
  • Por que temos pesadelos?
  • É possível escolher ter um tipo determinado de sonho?
  • É possível ter sonhos lúcidos, isto é, saber que está sonhando e manipular o andamento dele?
  • E muito mais.
  • Público-alvo: Todos os interessados em entender a linguagem misteriosa dos sonhos noturnos.

    Palestrante esotérico dos sonhos noturnos: Prof. Dr. (de Comunicação, Letras e Semiótica) Leni Lourenço de Oliveira: Psicanalista freudiano/junguiano, consultor, palestrante motivacional, professor universitário, escritor.

    Segue-se sinopse de um dos meus livros sobre sonhos: “A interpretação dos sonhos, de Jacó, de José e de Faraó do Egito e outros temas”:

    ”Na Sagrada Escritura cristã, reunião de textos escritos por mais de quarenta autores, durante milhares de anos, há a narração de um assunto que sempre intrigou, que intriga e que, certamente, continuará intrigando o homem: o problema dos sonhos que, para Freud, é a expressão, ou a realização de um desejo reprimido. Nas inúmeras narrativas bíblicas dos textos cristãos a análise e interpretação dos sonhos sempre significa aquilo que realmente é ali apresentado: o sonho como manifestação daquilo que é divino ou demoníaco e, que as mensagens oriundas durante o desenvolvimento do sonho, enquanto se dorme, pode tanto ser benéficas quanto maléficas, visto que a mensagem pode ser interpretada como advinda da parte de Deus ou, ao contrário, do Demônio. A verdade é que as ideias sobre o sonho, bem como sobre os símbolos – parábolas do imperecível, apresentadas em manifestações perecíveis, como bem afirma Jabobi (1995), em “Complexo, arquétipo, símbolo, na Psicologia de C. G. Jung”, evolui muito, entretanto, na Sagrada Escritura, eles permanecem os mesmos para o todo e sempre.”

    No vídeo abaixo temos uma situação cotidiana e em seguida, explico sobre o acontecimento:

    Todo sonho, geralmente, significa a realização de um desejo insatisfeito durante a vigília. Eles podem ser positivos (querer que algo aconteça) ou negativo (algo que não deseja que aconteça). O inconsciente acaba realizando o desejo dando-lhe ares de realidade. Parece que o sonho da jovem esposa se refere ao segundo tipo de desejo. Ou, senão, o sonho está mostrando a ela algo que, talvez, ela não esteja enxergando no cotidiano deles.

    A seguir um vídeo sobre Sonho Típico e, logo depois, explico sobre este tipo de sonho:

    De acordo com a teoria psicanalítica de Sigmund Freud este é um exemplo de "sonho típico", isto é, sonho de queda. Por que a pessoa que tem este tipo de sonho acorda desesperada? Porque a nossa mente inconsciente, aquela parte do nosso cérebro onde se processa a elaboração do sonho, não diferencia um fato real de um fato forjado pela imaginação e pelos mecanismos de criação do sonho. Para a mente inconsciente é uma experiência real a sensação de queda. É por este motivo que o sonhador do curto vídeo acordou aterrorizado pelo sonho de queda. Ele sentiu, por meio da imagem do sonho, a mesma sensação que sentiria se passasse por esta experiência no mundo desperto, no mundo real.

    O que significa a queda nos sonhos? Depende do relato ou narração de cada sonhador, porque cada qual tem uma experiência própria, una, que difere uma da outra. Quer dizer: cada imagem criada no sonho vai ter uma significação específica para cada um independentemente de religião, status quo, etnia, cor de pele, grau de instrução, sexo, posição social entre outros motivos. Porém, de um modo geral este tipo de sonho pode significar muita coisa. Pode, por exemplo, significar, em termos fisiológicos, a queda da pressão arterial (comum no adormecimento), que é transformada em sonho naquela cena de aflição. Pode, ainda, ser motivada a queda no sonho pela postura corporal assumida pelo sonhador enquanto dorme (uma perna mal apoiada e suspensa na beirada da cama pode gerar a sensação de queda).

    Por outro lado, queda no sonho nem sempre se refere ao ato de cair de verdade. O sonho pode estar revelando, por meio de uma linguagem simbólica, uma situação ligada a vida da pessoa. Pense na experiência da queda de Adão e Eva no Jardim do Éden, neste caso queda refere-se a uma transgressão, uma desobediência, a uma nova consciência. No sonho de queda, um pesadelo, pode, também, dependendo do sonhador, significar punição, de alguma forma a mente inconsciente pune o indivíduo por seus atos nem sempre virtuosos no estado de vigília: a queda por alguma coisa que vai de encontro a moral e os bons costumes, a queda por algo alheio, de outrem, a queda pelo desrespeito e a imoralidade e assim por diante. Estas são apenas algumas possibilidades interpretativas do sonho de queda. Da próxima vez que sonhar com "queda" pense nestas possibilidades e chegue a suas próprias conclusões.

    A seguir algumas imagens da Palestra “Gestão da Emoção” realizada na Universidade Aberta do Brasil:

    Abaixo vídeos da palestra "Gestão da Emoção":

    Conteúdo da palestra "Gestão da Emoção": defesas do ego, eneagrama e tipos e funções psicológicas.

    Melhores Palestrantes do Brasil

    Este Palestrante Recebeu o Selo dos Melhores Palestrantes do Brasil pelo seu conhecimento e autoridade nos temas tratados. Alguns de seus textos podem ser conhecidos abaixo

       

    Precisa Contratar um Palestrante?

    Conheça o elenco de palestrantes verificados e encontre o profissional certo para seu evento!

    Permita-se experimentar. Ninguém pode garantir que dará certo, mas, se você errar o alvo, poderá experimentar de novo.

    Leila Navarro
    Palestrante de Sucesso

    Saiba que são suas decisões, e não suas condições, que determinam seu destino.

    Tony Robbins
    Palestrante de Sucesso

    Faça Seu Cadastro e Torne-se Um Palestrante de Sucesso!