This user account status is Aprovado

This user has not added any information to their profile yet.

Dados Profissionais

Rio Grande do Norte (RN)
Palestras
Empreendedorismo, Inovação, Liderança, Motivação, Tecnologia
contato@irochima.com
Com mais de 25 anos dedicados à medicina, o Prof. Dr. Francisco Irochima é médico oftalmologista, escritor, cientista, educador e palestrante.

 

Um entusiasta e praticante da inovação e do empreendedorismo. Sua história de vida revela sua capacidade de transformar obstáculos em sucesso e em benefícios para outras pessoas.

 

Logo nos primeiros anos escolares, foi vítima do que hoje conhecemos por bullying. Mas o que teria um efeito danoso, provocou um efeito paradoxal. A partir de então, passou a se expressar por meios de desenhos e a chamar atenção pela qualidade precoce.

 

Ainda na infância, escutou na sala de sua casa que seu avô estava cego por uma doença hereditária e irreversível, o glaucoma! Ali o pequeno Irochima tinha seu primeiro contato nefasto com as doenças visuais.

 

Em viagem ao interior do nordeste, deparou-se com um cego tocando um instrumento cheio de teclas, botões e que emitia uma magnífica sonoridade por meio de movimentos coordenados de vai e vem. Era um acordeon, popularmente conhecido por sanfona!

 

Por achar que também ficaria cego, viu ali uma oportunidade de ter um sustento futuro garantido para quando a luz dos seus olhos se apagasse, iniciando autodidaticamente o estudo do instrumento.

 

Mas como impedir o glaucoma de acometer os seus filhos, uma vez que a doença era transmitida geneticamente? Frente a esse dilema, decidiu ser médico oftalmologista na tentativa de conter o surgimento da doença em sua família.

 

Já nos bancos da faculdade de medicina, tornou-se ilustrador científico profissional ao desenhar seus próprios atlas de anatomia por falta de condições financeiras para comprá-los.

 

Como ilustrador ganhou o Brasil e o mundo participando de diversas obras nacionais e internacionais, sendo algumas premiadas no PRÊMIO JABUTI, o maior prêmio do livro brasileiro, e outras lançadas nos EUA.

 

Aprendeu a inovar e ser criativo desde pequeno por incentivo do seu pai, exímio inventor e criador das mais diversas engenhocas criativas. Um verdadeiro “Professor pardal”.

 

Começou a empreender de forma despretensiosa e criou a empresa Ciência Ilustrada Studio®. A missão era fazer a medicina ultrapassar os limites dos consultórios e hospitais para combater doenças preveníveis e dar acessibilidade a qualquer indivíduo através de dispositivos móveis acoplados a um celular.

 

Ao longo de 20 anos, vem desenvolvendo ferramentas tecnológicas voltadas para a promoção da saúde, tendo registros de patentes na área de inovação e tecnologia em saúde com parcerias nacionais e internacionais.

 

É considerado uma das referências em inovação na área da saúde, o que já lhe conferiu prêmios importantes na carreira como SAMSUNG PITCH DAY e destaques no PRÊMIO SANTANDER na categoria Ciência e Inovação.
 

Palestras

 

O menino que queria ser soldado
Nessa empolgante palestra, o Prof. Dr. Francisco Irochima conta como transformou adversidade em criatividade, sucesso e benefícios para o próximo.
 
Desde o primeiro contato com a cegueira do avô até as dificuldades financeiras de sua família, esse médico oftalmologista, cientista, inventor, ilustrador e empreendedor não parou de inovar e transformar situações difíceis em caminhos para o sucesso.
 
No ano de 2013, criou uma empresa de tecnologia e inovação para desenvolver dispositivos que tornam exames médicos de alta complexidade acessíveis à população carente.
 
Ao longo de sua existência, a empresa já conta com vários prêmios nacionais e parcerias internacionais que reconhecem no seu criador um elemento modificador de sua sociedade. Venha conhecer essa história inspiradora e tomar uma injeção de ânimo para sua vida!
 
Falando daquela doença
Como nossa cultura e nossa crença contribuem para o desconhecimento da prevenção de algumas doenças e ainda alimentam suas estatísticas?
 
Diante desse cenário, como podemos mudar algumas dessas condições estando e um país com um precário sistema de saúde como o Brasil? É sobre esse assunto que o Prof. Dr. Irochima faz uma retrospectiva histórica do câncer e conta de maneira aberta e franca como enfrentou seu diagnóstico no auge de sua carreira!
 
Quais sentimentos experimentou? Quais os arrependimentos? Quais as certezas e qual foi o aprendizado diante de uma breve terminalidade? Também descreve como o câncer vem se tornando uma doença cada vez menos ameaçadora e quais as perspectivas futuras no campo da ciência e tecnologia.
 

 
Empreendedorismo e Inovação
Existe segredo para o sucesso? Nesta palestra, o Prof. Dr. Irochima conta os percalços que enfrentou desde a criação até a consolidação de sua empresa e como vem combatendo o modismo do empreendedorismo superficial que tomou conta do Brasil.
 
Alerta para os cuidados que os empreendedores devem ter, que atalhos devem tomar e o que evitar. O professor não apresentará uma receita para o sucesso, muito pelo contrário, apresentará a realidade nua e crua das dificuldades que é empreender estando em um país subdesenvolvido e em crise.
 
Tudo isso sob o olhar de um médico que está muito preocupado com a saúde mental dos empreendedores brasileiros!