This user account status is Aprovado

This user has not added any information to their profile yet.

Dados Profissionais

São Paulo (SP)
Palestras
Administração do Tempo, Comportamento, Ecologia, Educação, Feminismo
Alfredo Simonetti é médico psiquiatra e psicanalista. Professor titular de psicologia médica da Faculdade de Medicina São Camilo (São Paulo/SP). Médico colaborador do Instituto de Psiquatria do Hospital das Clínicas da Faculdado de Medicana da USP/SP (Amban). Professor convidado da PUC/SP para cursos na área de psicologia e saúde (COGEAE). Curador e palestrante do programa Café Filosófico da TV Cultura/SP e CPFL. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Hospitalar (NEPPHO).

 

Autor dos livros:
 
  • O Nó e o Laço (desafios do relacionamento amoroso) / Editora Integrare;
  • Manual de Psicologia Hospitalar / Editora Artesã;
  • A Cena Hospitalar – Psicologia Médica e Psicanálise / Editora Artesã;
  • Pílulas e Palavras – Os remédios psiquiátricos na pós-modernidade / Editora Novo Século.

 

Palestras

 

Os sócios de Deus (maravilhas e paradoxos da medicina contemporânea)
O impacto da medicina altamente tecnológica na vida cotidiana das pessoas e na vida dos médicos.
Palestra de interesse para área médica e área de saúde em geral.
 

 
Por que perder é pior do que não ter? (como lidamos com crises)
A cena contemporânea com sua liquidez pós-moderna nos coloca continuamente diante de mudanças, as que desejamos e também aquelas que temos que suportar, tanto na vida pessoal como na vida profissional. Esta palestra discute as estratégias possíveis neste cenário de crise.
 

 
Pílulas & Palavras
Esta palestra trata dos usos e abusos dos remédios psiquiátricos na pós-modernidade. Estamos ficando mais doentes ou menos tolerantes com os problemas da vida cotidiana?
 
Indicação de livro: Pílulas e Palavras / Alfredo Simonetti / Editora Novo Século.
 

 
EU e o Robot (a complicada relação do homem com a tecnologia)
Existem aqueles que lidam bem com a tecnologia, desfrutam dela, vivem melhor com ela, ganham dinheiro, alcançam sucesso, amam e muitas outras coisas através dela, mas há os que simplesmente se afogam em tantas novidades, usam tanto que não conseguem parar, ficam dependentes. Tem aqueles que usam a tecnologia, mas acabam ficando mais ansiosos, e mais atarefados que antes. Tem aqueles que não conseguem usar a tecnologia e acabam perdendo muitas oportunidades por isto. Tem os que se alarmam e enxergam perigo em todos os lados tecnológicos. Tem aqueles que se revoltam e defendem uma volta a um mundo menos tecnológico.
 
Esta palestra discute estratégias menos alarmistas ou saudosistas para lidar com a tecnologia, já conseguimos isto uma vez afinal o fogo, um dia, já foi uma tecnologia perigosa, e veja como aprendemos a simplificá-lo, pense no palito de fósforo.
 

 
Um professor a altura do seu tempo!
Os desafios da escola contemporânea: queda da autoridade dos professores, alunos desmotivados, invasão tecnológica, o modelo de ensino sob suspeita, violência na escola, o mundo das drogas, crescimento da demanda da família sobre a escola, bullying, etc.
 
Palestra de interesse para professores.
 

 
A Cena hospitalar (Psicologia Médica & Psicologia Hospitalar)
A psicologia hospitalar é o campo de entendimento e de tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento e o trabalho do psicólogo consiste exatamente em ajudar o paciente a fazer a travessia deste processo de adoecimento.
Áreas de interesse: psicologia, medicina, enfermagem, área de saúde em geral.
 
Indicação de livro: A cena Hospitalar/Alfredo Simonetti/Editora Artesã (solicite exemplar grátis de divulgação para avaliação do conteúdo da palestra pelo email alfredo@mapadamente.com.br).
 

 
O mapa da mente (clareando a CID F)
Informações e orientações para a gestão de funcionários afastados por problemas de saúde mental. O risco em saúde mental no trabalho nasce mais da humilhação ou da sobrecarga de trabalho? E a volta ao trabalho dos afastados por problemas mentais, como fazer?
 
Áreas de interesse: recursos humanos e medicina do trabalho.
 
Todo ansioso é um fugitivo!
A população brasileira é a mais ansiosa do mundo segundo estudo da Organização Mundial de Saúde. Esta palestra apresenta as estratégias possíveis diante daquilo que nos ameaça: a luta, a fuga e a travessia. A calma que buscamos na vida pessoal e no trabalho é um ponto-de-chegada e não um ponto de partida.
 

 
O Nó e o Laço
As tantas complicações da vida amorosa são o tema desta palestra. Não conseguimos viver sozinhos e não sabemos viver juntos direito, pronto, está dado o nó. E quem vai desatar?
 
Indicação de livro: O nó e Laço / Alfredo Simonetti / Editora Integrare.
 

 
“De mãe a mico”
Esta palestra discute a delicada, intensa, conflituosa, desconcertante, amorosa, e inevitável relação entre pais e filhos adolescentes.
 
Palestra de interesse para pais, professores, psicólogos, terapeutas.
 
Como lidar com pais ansiosos, os seus
Pais excessivamente ansiosos são “um perigo” para qualquer adolescente. Mas o que fazer?
Palestra para adolescentes.
 
O mapa da mente (informações e orientações em saúde mental)
Palestras sobre ansiedade, depressão, TDAH, autismo, bulimia, anorexia e outros tópicos.
 
Veja mais conteúdo no site: http://www.mapadamente.com.br
 
Alguns de seus textos podem ser conhecidos abaixo