Você é líder de si mesmo?

Você é líder de si mesmo?

Autor: Palestrante Marcelo Simonato

Saiba que antes mesmo de liderar uma equipe, departamento ou empresa, é fundamental que você lidere a si mesmo, pois só assim poderá influenciar outras pessoas.

Você que possui um cargo de liderança, sabe qual a imagem que passa à sua equipe? Suas ações condizem com aquilo que propõe? Será que você serve de exemplo aos seus colaboradores? Ou será que atua de maneira autoritária e ultrapassada?

Se as questões acima despertaram em você um sentimento de dúvida, ou se você é um profissional que deseja se tornar líder, acompanhe o artigo e aprenda sobre o primeiro passo para tornar-se um líder moderno de sucesso: a capacidade de liderar a si mesmo.

Por que ser “líder de si mesmo”?

Vislumbrar resultados positivos à organização, definir objetivos e persegui-los de maneira efetiva e ter capacidade técnica são algumas das características primordiais para qualquer líder. Entretanto, para que esses e outros comportamentos importantes sejam colocados em prática na rotina corporativa, é necessário que o gestor seja líder de si mesmo.

O escritor Augusto Cury reforça essa questão com o seguinte pensamento: “A maior tarefa de um ser humano é ser líder de si mesmo e a maior tarefa de um líder é sair da plateia, entrar no palco de sua mente e ser autor de sua própria história.”

Conforme costumo relatar em meus artigos sobre liderança e em meu livro “Pilares do Sucesso Profissional”, que será lançado no dia 22/ago/19, digo que há uma grande diferença entre chefes e líderes. Os líderes modernos, de modo geral, preocupam-se primeiramente em servir a equipe e garantir seu bem-estar. Mas um dos pilares dessa liderança é passar uma imagem que sirva de exemplo e inspiração aos liderados, caso contrário, a gestão corre o risco de ir por água abaixo.

Você deve estar se perguntando o porquê disso? Na verdade, a resposta é bastante simples: uma pessoa que não cumpre com aquilo que propõe para sua vida pessoal e profissional, terá dificuldade de exigir o mesmo dos outros. Afinal, como pode alguém liderar uma equipe quando seu próprio comportamento não demonstra inspiração, responsabilidade e foco?

Um líder que cobra pontualidade de seus funcionários, por exemplo, deve ser pontual. O mesmo é aplicado à execução de suas obrigações e de todas as atitudes que exigir de sua equipe.

Como tornar-se “líder de si mesmo”?

O exercício de autogestão começa com o cumprimento de metas pessoais. É bastante comum, por exemplo, pessoas traçarem objetivos e desistirem no caminho. Sabe quando o indivíduo assume um plano anual na academia e frequenta por apenas um mês (e olhe lá)? Ou aquela dieta que fica sempre para a próxima segunda-feira? Pois é. Ser “líder de si mesmo” também envolve essas questões. (Em meu livro “Pilares do Sucesso Profissional” abordo dicas surpreendentes para você tornar-se “líder de si mesmo”, fique ligado na data de lançamento).

Liderar uma equipe exige grandes responsabilidades, e quando não se consegue administrar pequenas questões e cumprir metas estipuladas para seu próprio benefício, dificilmente terá condições de fazer o mesmo para terceiros.

Pensando neste cenário, separei algumas dicas para incentivá-lo a investir nessa importante característica e assim potencializar suas chances de tornar-se um líder moderno de sucesso, acompanhe:

Faça da disciplina sua aliada

Liderar a si mesmo demanda disciplina e comprometimento acima do normal. Para isso é necessário conscientizar-se de que não há ninguém mais interessado no desenvolvimento de sua vida do que você mesmo.

Lembre-se que o sucesso não é questão de sorte, e sim de dedicação e esforço diário. Dificilmente alguém irá lhe encorajar todos os dias para que cumpra suas metas, cabe a você habituar-se à essa postura.

Tenha um propósito.

Todas as graças da mente e do coração se escapam quando o propósito não é firme. (William Shakespeare)

O que você quer fazer? Por que quer fazer? Como fará para chegar lá? Essas questões devem estar na ponta da língua de um líder de si mesmo. Quando se tem um propósito, é possível liderar a equipe de uma maneira alinhada com os valores da organização e mantê-la estimulada a dar o melhor de si para uma causa em comum.

Saiba administrar seu tempo

Aqueles que almejam o sucesso devem trabalhar a capacidade de estabelecer prioridades, tanto na vida profissional, quanto pessoal. É natural do ser humano perder tempo com coisas que não agregam valor ou trazem algum tipo de benefício, muitas vezes incentivado pelo próprio comodismo, mas um líder de sucesso deve fugir deste cenário.

Procure organizar seu tempo de uma maneira que seja possível aproveitar o máximo de cada hora do dia, investindo em atividades realmente importantes para sua saúde e carreira, e buscando, sempre que possível, manter o equilíbrio entre o trabalho e sua vida particular.

Invista no autoconhecimento

Você consegue identificar suas aptidões e fraquezas? A liderança moderna conta com profissionais que possuem capacidade de desenvolver suas funções de acordo com sua realidade e capacitação.

Antes de demandar atividades à equipe de acordo com a capacidade de cada indivíduo, o líder moderno deve saber quais são seus pontos fortes e fracos e saber administrá-lo da melhor maneira possível, por isso o autoconhecimento é tão importante. Dessa forma é possível que suas qualidades sejam potencializadas, e os pontos negativos sejam desenvolvidos para que não se tornem um obstáculo.

Adquira o hábito do planejamento

Sabe o exemplo que passei há pouco, sobre as pessoas desistirem de seus objetivos no caminho? Um dos principais responsáveis por este cenário é a falta de planejamento. Quando não se sabe qual processo deve ser seguido para alcançar uma meta, é bastante provável que ela falhe em algum momento.

Então antes de assumir compromissos para uma grande proporção de pessoas, procure estabelecer pequenas metas individuais e trabalhe no seu planejamento. Defina onde se quer chegar, descubra quais os possíveis obstáculos que enfrentará no caminho e estude o investimento necessário para sua realização.

Qualquer projeto dentro de uma organização precisa de planejamento para ser finalizado com sucesso, e o maior responsável por garantir este cenário é o líder. Consegue imaginar um indivíduo que mal consegue planejar seus próprios objetivos pessoais assumindo uma responsabilidade tão grande? Difícil, não é? Por isso é tão importante o estabelecimento de metas para uma autogestão.

Já é “líder de si mesmo” e deseja liderar sua equipe de modo assertivo?

Agora que você já sabe algumas das principais características que um “líder de si mesmo” deve trabalhar para alcançar o sucesso, que tal colocá-las em prática e passar essas experiências para a equipe? Mesmo que você ainda não possua um cargo de liderança dentro de uma organização, quando se consegue liderar a si mesmo as chances de crescimento profissional são ainda maiores.

Agora vamos colocar a mão na massa!

Gostou das dicas e deseja obter mais informações sobre liderança? Entre em contato agora mesmo com Marcelo Simonato e agende uma palestra ou treinamento para a sua empresa ou equipe, além disso, curta e compartilhe este artigo com seus amigos.

Outras informações, acesse:
Site: www.marcelosimonato.com
E-mail: contato@marcelosimonato.com
Redes Sociais: @MarceloSimonatoPalestrante

MARCELO SIMONATO
Escritor, Executivo e Palestrante