Se desenvolva com planejamento

Se desenvolva com planejamento

Autor: Palestrante Donizete Novaes

Para cada projeto que pensar em desenvolver durante a vida, é importante considerar alguns pontos que podem contribuir para o sucesso ou insucesso da sua jornada.

Muitos deslumbram horizontes longínquos que podem ser atingidos, porém a falta de planejamento muitas vezes acaba comprometendo a realização e, consequentemente, os resultados esperados, há muitos bons gestores no mercado de trabalho empregados e muitos outros desempregados que em algum momento fracassaram porque não planejaram seus projetos de gestão embasados em estudos e exercícios práticos de realização.

Os empreendedores quando se veem com uma ideia concreta, na maioria das vezes se fecham dentro dela e não aceitam sugestões, com medo de gerar dúvida ou mudança de rota que fuja à proposta inicial e, com isso se projeta na realização sem medir riscos simples de gestão que podem comprometer o resultado e consequentemente a sua realização.

Gostaria de sugerir cinco dicas de atenção para o período de desenvolvimento e realização do seu projeto:

1º Afaste os fantasmas gerados pela ansiedade, esse sentimento irá provocar medo e insegurança que despertará dúvidas em pontos em que possui domínio, importante seguir em frente sem pular etapas. A energia colocada no projeto, algumas vezes terá que ser reformulada com ações concretas, cercar-se de pessoas íntegras e focadas irá ajudar para que tudo aconteça dentro do planejado.

2º Não deixe que as dúvidas gerem conflitos internos que o impeçam de avançar, se houver 1% de incerteza reveja todo o conceito ponto a ponto até ter a segurança para avançar, é importante dividir expectativas com os pares envolvidos, porém sem deixar influenciar ao ponto de mudar uma rota pela opinião da maioria, lembre-se que quantidade de opiniões não gera garantia de sucesso o que trará êxito será o envolvimento de todos e não apenas a validação dos votos do momento. As certezas provocam sentimentos de confiança e dinamismo que contagiam os envolvidos a realizar com maestria o que foi proposto, acredite na capacidade de realização e siga em frente.

3º Quando superar as duas primeiras etapas, passará a valorizar o cansaço mais do que o desenvolvimento do seu projeto, esse momento é de especial atenção porque é quando deverá colocar maior energia para se consolidar, qualquer perda de foco poderá comprometer o resultado e consequentemente o projeto como um todo, os cuidados diários que garantem a manutenção e execução do seu projeto deverão ser feitos senão por você, no mínimo com seu acompanhamento, caso contrário correrá risco de comprometer ou até perder o investimento de tempo e capital.

4º Um dos maiores vilões para o fracasso de qualquer projeto, está no comodismo do seu idealizador, acreditar que as coisas estão encaminhadas e não há mais nada a ser melhorado, esse comportamento irá estacionar seu projeto em um nível médio sem sustentação para voos mais altos, buscar melhoria contínua ajudará a enriquecê-lo ao ponto de se tornar modelo de referência para outros empreendedores.

5º Jamais se deixe levar pela arrogância, dividir experiências com outros profissionais ainda é a melhor forma de desenvolver ferramentas para seu empreendimento, ainda assim será importante considerar as variáveis e as possibilidades de concorrência, o mercado busca sempre os melhores produtos com garantia e confiabilidade.

Não basta idealizar o melhor projeto, sem antever a reação que seus clientes terão ao ter acesso ao conteúdo.

Há espaço para todos no mercado, porém poucos conseguem unir qualidade, preço e atendimento, esses três pontos para o cliente são fundamentais na hora da escolha.

Projete-se nesse universo, dessa forma o sucesso estará mais próximo de ser realizado!

DONIZETE NOVAES
Palestrante