Por que é importante o engajamento dos departamentos?

Por que é importante o engajamento dos departamentos?

Autor: Palestrante João Neto

Preste atenção nessa frase: Se não engajar não têm crescimento.

Concorda com essa afirmação?

Pois eu concordo 100% e vou justificar o porquê concordo.

Exemplo: Se eu e a minha esposa estiver engajados ou em sintonia, daremos o melhor de nós para minha filha, e ela será mais completa do que eu e minha esposa, pois ela tem o melhor dos dois.

Se não tivermos em sintonia podemos influenciar de maneira negativa no crescimento dela como adulta.
Acredita que isso acontece muito na vida dos empresários? Como assim? Calma já vou explicar e vou aproveitar para dar duas dicas que irá ajudar a lidar com essa situação.

A empresa tem o objetivo que irá levar lá ao crescimento, mas, para isso precisa de pessoas executando tarefas, tendo postura, visão, sendo proativo, crítico, que irá fazer do objetivo uma realidade.

É nesse momento que entra o RH, ele tem a responsabilidade de encaixar talentos nos cargos e departamentos, pessoas que faram parte dessa história.
Mas só a visão do RH não é o suficiente, também precisa da visão do gerente, do líder, encarregado, para fornecer ao RH detalhes da vaga que só quem estar no dia a dia pode enxergar.

Assim quando os pais não estão falando a mesma língua interfere na educação dada ao filho, quando os empresários, gerentes, funcionários em geral não estão engajados a empresa não cresce.

Como disse no início: Se não engajar não têm crescimento!

Existem diversas ferramentas que podem te auxiliar nessa situação, mas, vou me concentrar em duas que trabalho com meus clientes e dá muito certo, Agile Coach e Scrum Master.

Falando sobre Agile Coach, eu trabalho o auto desenvolvimento do seu profissional possibilitando ele de aumentar seu desempenho nas funções concedidas a ele.
Agora falando do Scrum, trabalhamos com uma grande rapidez,em equipe, ouvindo a todos e tomando decisões rápidas e coesas, melhorando o tempo resposta e diminuindo as margens de erros.

Scrum Master guia a equipe em direção ao aperfeiçoamento contínuo.

É bom lembrar que o momento em que a equipe começa a se alinhar e sincronizar é um momento lindo, empolgante, onde a auto estima de todos vai nas nuvens, a maturidade profissional é até difícil de mensurar e o aumento de faturamento é óbvio e real.

JOÃO NETO
Palestrante