O Processo de Coaching e o Aumento da Inteligência Emocional

O Processo de Coaching e o Aumento da Inteligência Emocional

Autor: Palestrante Marcos Torres Leão

Todo ser humano é constituído por três esferas: corpo, alma e espírito humano, conhecido também como Tricotomia, nada menos do que a divisão de três partes de um mesmo elemento.

O corpo que se trata da matéria, que uma vez sem vida fica inanimado e estático, a alma que representa o local em que estão reunidas as emoções, memórias, vontades, inteligência, sentimentos e a Mente que carregamos. Por fim, o espírito humano: a parte imaterial do ser humano.

Na alma/mente é onde está tudo aquilo que sentimos e é também o lugar em que mais precisamos desenvolver nossa inteligência emocional, afinal é neste compartimento que está todo ímpeto de raiva, amor, prazer, contentamento, insatisfação entre outras emoções.

O fato é que somos constituídos por um conjunto de sentimentos, atitudes, comportamentos, ideias, sensações, pensamentos e emoções que refletem em nosso corpo e precisam ser tratadas, canalizadas e gerenciadas. Ou seja, que precisam ser educadas para que o nosso corpo funcione em harmonia com as demais divisões.

A proposta deste artigo é contribuir com informações relevantes que possam potencializar seus resultados pessoais e profissionais, uma vez que ao conhecer cada compartimento que lhe compõe como ser vivente, você será capaz de apagar emoções negativas de sua mente, encontrar tratamento para determinadas lembranças e ainda se destacar como um indivíduo emocionalmente inteligente.

O processo de coaching pode colaborar

Eu não sei se você sabe, mas o processo de coaching traz em seu conceito ferramentas e técnicas inovadoras que agem no aprofundamento da identificação das emoções, no gerenciamento dos impulsos, no autocontrole das condutas, na avaliação dos comportamentos e na educação dos pensamentos.

Tudo para que você possa identificar e entender as raízes de suas emoções positivas e negativas, conhecer sua verdadeira essência, e quem sabe apresentar-se a você outra vez, mas agora em uma nova versão de si mesmo.

Muitas pessoas conhecem a si mesmo apenas na versão agressiva, insatisfeita, infeliz e vítima entre outros fatores. Mas por meio do processo de coaching temos a oportunidade de nos transformar de dentro para fora, trabalhando e desenvolvendo os compartimentos da alma/mente e fazendo uma faxina em todo sentimento destrutivo, nas crenças limitadoras e na mentalidade rasa sobre si mesmo.

De acordo com a Internacional Review and Organizational Psychology no ano de 2010 o coaching era utilizado em 93% das 100 maiores empresas globais com sede nos EUA. A boa notícia é que esta estratégia chegou até nós, e atualmente o coaching é uma das metodologias mais modernas e efetivas presente no Brasil.

Milhares de empresas, organizações e pessoas comuns procuram por meio desta ferramenta, ampliar suas habilidades, suas competências além de descobrir seus dons e talentos. Mas não para por aí…

Os profissionais também buscam elevar suas performances atingindo resultados surpreendentes ou até inimagináveis. Embora o universo do coaching tenha crescido significativamente, ainda tem muita gente sem entender como funciona ao certo este processo, por isso, decidi sanar tais dúvidas.

O que é Coaching?

Para esclarecer esta questão nada melhor do que começar pelo início, não é mesmo? O processo de coaching funciona em sessões com duração de uma hora que ocorre geralmente uma vez por semana ou a cada 15 dias.

As sessões acontecem com um profissional especializado em coaching (coach) que aborda temas relevantes com o cliente (coachee) e faz desses encontros, que podem ser realizados de forma presencial ou online um espaço de troca, de conhecimento e mudança de mentalidade e comportamento.

A metodologia que envolve Life Coaching, Executive Coach, Mentoring Coaching, Neuro Coaching entre outros processos abordam técnicas voltadas à psicologia positiva, Neurociência, Inteligência Emocional e Comportamental, Recursos Humanos, Sociologia, Programação Neurolinguística entre especializações que poderão transformar completamente quem você foi até hoje.

Eu carrego o lema de que: Ninguém é tão bom o bastante que não possa melhorar. Logo, o processo de coaching pode ser uma “mão na roda” para essa transformação radical.

Por meio do processo de coaching você poderá definir melhor suas metas, alcançar seus objetivos, transformar seu Mindset, quebrar crenças limitantes, enfraquecer sabotadores mentais, obter autoconhecimento, ter uma visão mais clara de suas qualidades e pontos de melhoria, aprender a se comunicar de maneira assertiva, receber assessoria para diversas áreas de sua vida ao ponto de se deslocar de seu estado atual em direção ao ponto desejado em sua carreira e vida pessoal em curto espaço de tempo.

Uau… Quantas melhorias, né?

Todo comportamento humano tem sua origem na esfera almática, ou seja, na mente. Todos os pensamentos positivos ou negativos originam-se em nosso cérebro, portanto que tal aprender técnicas e ferramentas com o processo de coaching?

O que acha de tomar consciência de suas falhas, manias, hábitos destrutivos, condutas sabotadoras, gatilhos que são disparados te levando a reações negativas entre outros condicionamentos?

O processo de coaching é fundamental para que possamos entender nossas emoções estabelecidas no compartimento da alma, adquirir autoconhecimento e controlar alguns estímulos. Além disso, por meio do coaching você pode modificar pensamentos, crenças e condutas, aquilo que a maioria de nós busca, não é mesmo?

Se você deseja se tornar mais flexível, auto perdoador, encarar de maneira mais leve os desafios da vida, ter mais motivação, disciplina e positividade perante a vida, ser uma pessoa mais comprometida, organizada que carrega a calma e clareza em suas ações, o processo de coaching pode ajudar!

Transforme a sua vida! Entre em contato agora mesmo e agende. O processo de coaching pode ser a mudança que você tanto precisa para este tempo de sua jornada.

MARCOS TORRES LEÃO
Consultor, Master Coach, Treinador e Palestrante