Decidi Escolher um de Vocês…

Decidi Escolher um de Vocês…

Autor: Palestrante Carlos Pozzobon

Um empresário bem-sucedido sabia que já era tempo de escolher um sucessor para liderar seus negócios. Então, ele se reuniu com os jovens executivos de sua empresa e disse: Chegou o momento em que devo escolher o próximo CEO para comandar a nossa empresa.

Decidi escolher um de vocês e o processo de escolha para sucessão começa hoje. Eu vou dar a cada um de vocês uma semente – uma semente muito especial. Plantem-na, reguem-na e no final deste ano tragam-me o que vocês cultivaram. Pois, será a partir desta plantação que se dará a minha escolha. Eu vou analisar as plantas que vocês me trouxerem e, assim, escolherei o novo CEO da nossa organização.

Um deles, Jaime, sonhava em ser o próximo CEO da empresa, ficou tão entusiasmado que contou o plano à esposa. Ela o ajudou a comprar um vaso, terra e adubo e o ajudou a plantar a semente. Jaime regava diariamente a sua semente, mas nada germinava. Passaram-se semanas e nada.

Em pouco tempo os outros executivos começaram a falar sobre suas plantas que começavam a crescer, mas Jaime não conseguiu fazer a sua semente germinar e sentia que tinha fracassado. Seis meses se passaram e nada no seu vaso. Jaime, então concluiu que tinha matado sua semente, mas não disse nada aos colegas e continuou regando e adubando, pois sempre sonhou em ser CEO da empresa, mas agora sentia que seu sonho de ser o próximo CEO não iria se realizar.

Quando findou o ano, os executivos foram instruídos a levar suas plantas para serem inspecionadas pelo CEO. Jaime disse à esposa que não iria levar um vaso sem nada, mas ela falou para ele ser honesto sobre o que tinha acontecido. Este seria o momento mais embaraçoso pelo qual Jaime iria passar em sua vida, mas ele sabia que a esposa estava certa.

E lá se foi Jaime, para a sala de reuniões, com o seu vaso sem planta, quando chegou viu a variedade de plantas que os outros executivos tinham cultivado, ele ficou surpreso e envergonhado. Eram lindas e de vários formatos e tamanhos. Quando colocou seu vaso sem planta no chão, muitos de seus colegas riram.

O CEO chegou e disse: “Olha só que plantas, flores e folhagens maravilhosas vocês cultivaram! Bem, como havia falado no início deste ano, hoje eu vou escolher um de vocês para ser o novo CEO desta organização.”

Foi neste momento que ele notou, Jaime tentando se esconder. Então, ele o convidou para ir à frente com seu vaso. Jaime, um tanto nervoso, pegou seu vaso sem planta e se dirigindo até o CEO, começou a pensar: “Será que ele acha que sou um fracasso. Talvez ele vai me despedir. Acho que não vai ser desta vez que meu sonho vai se realizar”.

O CEO perguntou o que acontecera com sua semente. Jaime, então explicou que, apesar de todos os cuidados e esforços, a semente não germinou. O CEO voltou-se para o grupo e solicitou que todos se sentassem, menos Jaime. E olhando para o Jaime, com um lindo sorriso no rosto, anunciou: Olhem para o Jaime, ele será o CEO desta empresa.

O CEO, então, explicou: No início deste ano dei a cada um de vocês uma semente. Eu lhes disse para plantá-la, regá-la e trazê-la de volta neste final de ano. Mas, eu dei a todos vocês sementes que tinham sido fervidas; não era possível que germinassem. E, vocês três trouxeram plantas, flores e folhagens maravilhosas e saudáveis. Ou seja, quando descobriram que a semente não germinava, vocês a substituíram por outra.

Jaime foi o único com bastante coragem e honestidade, para não substituir a semente e com muita humildade para me apresentar um vaso com a semente que eu dei. Portanto, o Jaime é o meu escolhido, ele é o novo CEO desta empresa. Esta é a minha escolha. E, quanto a vocês três, lamento, mas não farão mais parte desta organização e esta escolha, não foi minha. Esta escolha foi de vocês.

Meus comentários:

Um dia, aprendi com um dos meus mestres, ele me desse: “Carlos, muitas vezes a forma mais adequada de convencer uma pessoa que ela está errada é deixá-la seguir seu caminho.” Isso me tocou tão fundo no coração, que até hoje presto a atenção nos passos que dou e, com isso, descobri que o mais importante é a direção e não a velocidade.

Muitos dizem que a vida é para quem sabe viver, mas ninguém nasce sabendo. Então para mim, na verdade, a vida é para quem tem coragem o suficiente para aprender a ser humilde e se arriscar todos os dias a ser honesto o bastante em tempos onde estão tentando nos mostrar que ter honestidade não é importante ou que ela não tem valor.

É importante agir o tempo inteiro com honestidade e transparência, sempre falando a verdade. Porque as mentiras, apenas transferem os problemas para o futuro, enquanto que as verdades, enviam os problemas para o passado.

Preste muito a atenção, porque “as circunstâncias não fazem o ser humano, elas o revelam.” Portanto, se você plantar honestidade colherá confiança. Se plantar humildade, colherá grandeza. Se plantar perseverança, colherá satisfação. Se plantar trabalho correto, colherá sucesso. Se plantar fé, colherá uma safra. Em outras palavras, seja cuidadoso com o que planta hoje; isso determinará o que você colherá amanhã.

Reflita profundamente sobre isso, tenho certeza que vale a pena!

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/decidi-escolher-um-de-vocês-carlos-pozzobon/

CARLOS POZZOBON
Coach e Palestrante