C’s do Começo

C’s do Começo

Autor: Palestrante Marcos Sousa

Enquanto alguns não conseguem concluir o que começaram, muitos sequer conseguem começar algo. Sabe aquela frase: “Vamos começar do começo!”? Pode parecer redundância, mas faz muito sentido para mim. Pensando nesse começo, resolvi destacar pontos importantes a se considerar quando iniciar qualquer coisa, projeto ou mudança em sua vida pessoal ou profissional:

Causas – Por que você realmente quer começar algo? A causa é a semente de uma árvore chamada propósito, que vai resistir bravamente aos temporais e ventos contrários. Muitas pessoas fazem coisas ruins de propósito, está na hora de você fazer coisas boas de propósito, para si mesmo e para outros. Tenha uma causa impagável que te dará uma vida que não tem preço, uma causa indomável que domará qualquer problema e, principalmente, uma causa inapagável que manterá a chama do entusiasmo acesa. Você é fruto de causas ou falta de causas do passado.

Crenças – Você acredita que consegue? A crença é a profecia autorealizável. Você já foi ao cinema? O que você vê na tela não é o filme, mas a projeção do que está num rolo de filme. Sua vida é a tela. Suas crenças são os pedacinhos ou cenas desse rolo. Muitos acreditam que não nasceram para ser felizes, que não são capazes de mudar suas vidas. Acreditam que outros são culpados pelo que estão vivendo e que jamais conseguirão o que desejam. Vigie suas palavras. Elas são frutos de suas crenças e suas crenças são reforçadas por elas. Você fala aquilo que acredita e acredita naquilo que fala, mas nem tudo que você fala se aplica a todos do universo.

Coragem – Você tem coragem de dar o próximo passo? A beleza de um próximo passo é ter dado um passo antes. Você talvez não consiga ver toda a estrada, nem ter as condições perfeitas para começar, mas sem coragem não se vai muito longe. Talvez você não esteja indo além do que sempre foi ou além do lugar aonde todos já foram, porque tem medo do que possa acontecer. O meu medo é de não acontecer nada e passar a vida em branco apenas ensaiando o que eu faria, mas não farei porque nunca começarei.

Caminhos – Qual caminho seguir? Não adianta se lançar com coragem no abismo sem um plano. Construa seu próprio caminho, pois os caminhos dos outros levarão aonde outros já chegaram. Seja sábio e aprenda com as caminhadas trilhadas por pessoas bem-sucedidas. E toda vez que você se perder pelo caminho saiba que viver também é se perder num caminho enquanto você encontra um caminho melhor. O que você não pode é persistir no caminho errado. Quando o caminho está errado não adianta pegar atalhos. Seu caráter será sua bússola.

Contatos – É fácil saber quem está ao seu lado hoje, porém dependendo das circunstâncias isso pode mudar. Quem estará do seu lado nessa caminhada? Com quem merece estar quando chegar lá? Você terá que abrir mão de muitos contatos enquanto constrói novas conexões. Eu costumo ajudar pelo menos 3 pessoas por dia, pois sei que no final do ano terei não só feito 1000 contatos, como também ajudado 1000 pessoas. Às vezes, o problema é que você já tentou milhares de vezes ajudar uma só pessoa que está em sua mesa e que não quer ser ajudada. Ela está na mesa certa. Você é a média das pessoas de sua mesa. Não seria você a pessoa certa na mesa errada?

Quero te parabenizar! Por quê? Porque você começou a ler a primeira linha e está próxima do final. Quando comecei este texto tinha como causa te ajudar, crença de que você refletiria a respeito, coragem de escrever e te inspirar a seguir por novos caminhos.

No final, espero que você me ajude a cumprir minha meta diária de ajudar 3 pessoas. Como? Apenas compartilhando este texto com algum contato, a fim de começarmos juntos e agora um movimento que ajudará outros a começarem conosco. Afinal, começar deriva do latim cuminitiare, que é a soma de duas palavras: cum (juntos) e initiare (iniciar).

Que possamos iniciar algo grande juntos!

E aí? Vai começar a reclamar ou agir?

Fonte: https://www.marcossousa.com.br/cs-do-comeco/

MARCOS SOUSA
Conferencista Internacional, Escritor e Palestrante