Aprenda a Gastar de Forma Inteligente

Aprenda a Gastar de Forma Inteligente

Autora: Palestrante Erica Grellert

Todos nós adoramos gastar, mas para que possamos atingir a todas as áreas da nossa vida, precisamos aprender a fazer isso de forma inteligente, pois o dinheiro é a ferramenta que temos para alcançarmos nossos objetivos e sonhos.

Planejar as nossas necessidades financeiras é o primeiro passo para distribuir nossa receita de forma inteligente, reservando uma fatia para a as áreas que farão a diferença na sua vida, tais como a nossa Educação e a nossa Reserva Financeira, pois o dinheiro que se ganha deve ser capaz de suprir todas as nossas necessidades, são somente pagar o nosso custo de vida que aqui identificamos como Necessidades Básicas.

Uma das minhas frases favoritas é do escritor T. Harv Eker, de Os Segredos da Mente Milionária, “Ninguém nasce o gênio das finanças”, por isso temos que reservar uma parte do que ganhamos para a nossa Educação, seja ela intelectual ou financeira, desenvolver novas habilidades, vai lhe dar bagagem para fazer melhores escolhas, seja na sua vida pessoal como na sua vida financeira, e com mais inteligência financeira, seu dinheiro começa ser gasto em coisas que realmente fazem a diferença na sua vida, e dessa forma você está agindo com Inteligência Financeira.

Ter o hábito de “poupar” pode te trazer muitos benefícios, independente do seu motivo, mas uma coisa eu te garanto, não é o quanto que você poupa que fará a diferença, mas sim a regularidade. É melhor você guardar 10% do seu rendimento sempre, do que 30% as vezes.

A grande maioria das pessoas tem dificuldade de poupar, e isso acontece porque elas não olham para a sua vida financeira de forma estratégica, elas simplesmente deixam acontecer. E quando você deixa acontecer, muitas coisas acontecem, inclusive aquelas que você não gostaria que acontecessem.

Ter um bom motivo para guardar dinheiro é o que vai fazer você poupar com regularidade, seja para rico e viver de rendimentos ou mesmo ter uma importância de 3 salários para passar as férias com a família com tranquilidade.

Inclua no seu Planejamento Financeiro a fatia da sua Reserva Financeira, pois a longo isso lhe dará Liberdade de Escolha, para poder usufruir de uma viagem ou mesmo aproveitar uma oportunidade de ter um novo negócio que poderá aumentar as suas receitas e com isso o seu padrão financeiro aumenta na mesma proporção.

Com certeza você já ouviu o ditado, “é dando que se recebe” e por isso você também deve fazer a sua parte, ajudando a termos uma sociedade mais digna, o ideal é que doemos 5% dos nossos rendimentos, mas se você acha muito nessa condição financeira que se encontre, pelo menos se comprometa a fazer pequenas doações para entidades de cuidam de crianças em condições especiais, para eles o pouco que você doa já é muito.

E como controlar tudo isso, como controlar mês a mês a valor que sai para cada despesa? É aí que entra a importância de ter uma ferramenta de controle, pois assim você consegue monitorar e tomar o controle da situação, consegue eliminar o supérfluo e usar seu dinheiro de forma inteligente. Antes de escolher uma ferramenta, observe se ela é simples, se te ajuda ou te atrapalha.

Visite meu site e conheça o EU TENHO CONTROLE, uma ferramenta desenvolvida por mim, para auxiliar meus clientes a administrar sua vida de uma forma simples, visualizando e forma clara como gasta seu dinheiro, tendo informações para tomar ações corretivas que permitem alcançar seus objetivos.

ERICA GRELLERT
Coach, Empresária e Palestrante