Ano-Novo, Vida (Profissional) Nova: veja Dicas para dar uma Guinada na Carreira em 2019

Ano-Novo, Vida (Profissional) Nova: veja Dicas para dar uma Guinada na Carreira em 2019

Autora: Palestrante Kellen Severo

A tecnologia está imprimindo um ritmo ainda mais intenso nas mudanças que acontecem no mercado de trabalho. Em 2019, para dar uma guinada na carreira, será necessário mais do que boa vontade.

Para entender esse novo momento, alguns conceitos vão ser cruciais na hora de virar a chave e fazer parte da nova era, que inclui: o lifelong learning, nanodegrees, MOOCs e outras dicas que vão fazer a diferença no no novo ano. Ficou curiosa? A gente explica dica por dica:

Dê atenção para as competências comportamentais

Ter um repertório com bons cursos no currículo e habilidades técnicas já não é suficiente para se manter contratado no mercado de trabalho. É preciso equilibrar a formação com habilidades comportamentais como capacidade de trabalhar em equipe, se comunicar de forma clara e ter inteligência emocional para lidar com os diferentes desafios e a pressão por resultados.

Nove em cada dez profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental. Essa é a conclusão de um levantamento da Michael Page Group, consultoria global de recrutamento especializado. As entrevistas feitas com 1.400 executivos apontaram que os profissionais são desligados por condutas inesperadas ou inapropriadas.

Para dar uma guinada na carreira em 2019, dê atenção para as competências comportamentais, como enfatiza a consultora sênior da Michael Page, Isabella Mello.

– É um erro muito comum não saber delegar, inspirar e desenvolver pessoas. Vemos que empresas estão flexibilizando, e também, se propondo a desenvolver aspectos técnicos, quando o profissional já possui o lado comportamental consolidado – afirma.

Entre na era do “lifelong learning”

Com a tecnologia, os empregos estão ficando híbridos e a inteligência artificial automatiza várias rotinas do mercado de trabalho. Nesse cenário, o que mais importa para conseguir um emprego ou manter o que já tem é a habilidade de seguir aprendendo. O chamado “lifelong learning” (aprendizado ao longo da vida) ou estudar para sempre, é uma das regras do jogo de agora em diante, explica a consultora de carreira, Denise Restiffe.

– O lifelong learning deixou de ser apenas uma vantagem e passou a ser uma condição para manter o profissional em condições competitivas. Integrar curiosidade, interesse e estudo à rotina. Os profissionais que primeiro aceitarem as novas conjunturas, ajustarem o foco e se adaptarem às novas exigências estarão em vantagem na competição.

Não desista de uma ideia só porque parece óbvia

Em tempos de inovação e startups, uma boa ideia pode mudar a vida e a carreira de muita gente. O ponto é que muitos de nós desistimos de algumas ideias em 2018 não por preguiça, medo ou falta de tempo, mas por achar a ideia óbvia demais.

Um artigo da universidade de Minnesota argumenta que reconhecer o óbvio é uma importante parte dos cincos estágios da criatividade. Então, colocar uma ideia em prática (mesmo que ela já tenha sido feita por outra pessoa) para tentar dar uma guinada na carreira em 2019 vale muito. Não precisa ser algo original, inédito ou super importante: suas próprias razões para criá-la já bastam.

Faça o que o estimula e seja consistente. Como diz a publicação da Harvard Business Review, respostas óbvias não são óbvias para a maioria das pessoas principalmente porque a maioria das pessoas não está pensando neste problema ou questão.

Invista em cursos como nanodegrees e MOOCs

Os nanodegrees ou nanocertificados são cursos compactos, com duração limitada e focados em um assunto específico. Na origem, o conceito nasce com foco na formação online, curta e com certificado. Os conteúdos são criados em parceria com empresas e têm o objetivo de preparar para o mercado de trabalho. Ou seja, o investimento em cursos breves focados em projetos como os nanodegrees é uma alternativa para aliar aprendizado com a demanda do mercado de trabalho, sem precisar investir em longos (e, muitas vezes, caros) cursos de pós-graduação.

Os chamados MOOCs – Massive Open Online Courses – (em português, Cursos Online Abertos e Massivos) são também uma ótima maneira para desenvolver novas habilidades e conhecimentos sem pagar por isso e nem sair de casa. Sites como Coursera, edX, FutureLearn são algumas das alternativas para colocar o plano de se atualizar em prática.

Foque nas “social skills”

No momento em que o digital toma conta das nossas rotinas, faz sentido pensar a respeito das habilidades que computadores vão ter dificuldade de aprender com a inteligência artificial. Entre as coisas que podem ajudar a dar uma guinada na carreira em 2019 estão as social skills, ou habilidades sociais. A primeira delas é a capacidade de cooperação. Com isso vem a capacidade de resolver problemas e a empatia. Mantenha-se atenta ao desenvolvimento dessas características. Elas certamente farão a diferença na hora de conquistar um novo posto de trabalho ou uma promoção.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/noticia/2018/12/ano-novo-vida-profissional-nova-veja-dicas-para-dar-uma-guinada-na-carreira-em-2019-cjqwp4h240020bdcn66zkhspk.html

KELLEN SEVERO
Jornalista e Palestrante