A Importância de ter uma Ferramenta Financeira para Profissionais Liberais

A Importância de ter uma Ferramenta Financeira para Profissionais Liberais

Autora: Palestrante Erica Grellert

Quando uma pessoa escolhe a sua profissão ela é motivada por sua paixão, ela deseja ardentemente contribuir para a sociedade com as suas habilidades, espero que tenha sido assim com você.

Vejamos a jornada de uma pessoa que toma a decisão de se tornar médico por exemplo, a partir dessa escolha ela sabe que terá uma longa estrada pela frente, iniciando por estudar afinco por quase 10 anos da sua vida, mas não pense que isto será um fardo, pois ela sabe que isso será necessário para que ela possa se tornar a pessoa com as habilidades capaz de realizar os seus ideais, a sua missão de vida.

Então durante 10 anos ela respira medicina, acaba se afastando dos amigos e as vezes até dos familiares e sua vida se resume a livros, provas, finalizando por residências em hospitais e tudo isso é feito com muita dedicação, pois ela tem a visão muito clara dos seus objetivos e que todo o seu esforço é o que lhe aproxima cada dia mais do seu ideal, da sua conquista, do dia em que irá receber o seu canudo, certificando para a sociedade a sua capacidade, lhe dando o passaporte para realizar a sua missão pessoal.

Agora é hora de abrir o seu consultório, o sonho então se torna realidade.

Mas o que ela não sabe é que ainda existem muitos desafios para que a sua vocação possa finalmente ser exercitada. E a primeira delas é descobrir onde estão os seus clientes, digo pacientes.

E a jornada continua, estágios, residências, muitos cursos, congressos e especializações e aos poucos eles começam a aparecer, uma indicação aqui, outra ali, uma identificação comercial anuncia que ali existe um excelente profissional apto para realizar a sua missão pessoal.

Mas aqui eu vou dar um outro enfoque a essa história toda, em que momento foi que alguém te alertou que havia outra disciplina que deveria ser considerada nesse processo todo, onde entra a parte financeira?

Todos sabemos que os médicos sabem ganhar dinheiro, mas a pergunta é eles sabem gerenciar a sua vida financeira?

Muitas vezes a agenda desses profissionais está cheia e quando acaba o dia a única coisa que ele deseja é o seu merecido descanso, afinal amanhã a dura rotina se repetirá.

Mas chega um momento que um balanço precisa ser feito, quantos pacientes foram atendidos por dia? Pagaram em dinheiro? No cartão? Pelo convênio, e qual? Qual é o percentual? E para piorar cada um tem o seu.

E você que achou que esse seria o papel do contador, era só contratar um e tudo estaria resolvido.

Deixa eu te contar um segredo, sabe qual é o papel do contador? Fechar as contas no zero a zero, independente do que aconteceu, se você disser para ele que seu trabalho gerou 10mil, ele irá somente contabilizar 10 mil de despesas, pois essa é a função da contabilidade, fechar as contas no zero a zero.

Mas nós bem sabemos que não é bem assim que as coisas acontecem, quem controla as despesas do seu cartão de credito? Quem sabe quanto gerou de receitas a vista, futura para o mês seguinte e para os meses seguintes?

Até agora falamos somente de receitas e quanto as despesas? Não se esqueça que você tem um custo fixo para pagar, estou falando do seu aluguel, da sua secretária, da energia elétrica, telefones e outros custos que você sabe na ponta da língua. Porem saber desses itens na ponta da língua é uma coisa, outra coisa bem diferente é saber qual é o valor que isso representa seja tanto considerado com a receita como a própria despesa, qual o dia que cada um desses compromissos precisam ser honrados?

Ah, eu já ia me esquecendo de uma coisa, ainda tem o recibo, afinal de contas, assim como você, seu cliente também tem uma alta carga tributária e nada mais justo que ele possa deduzir as despesas permitidas e os serviços por você prestado é uma delas.

Mas em tempos de aplicativos, redes sociais, onde a informação chega antes que um telefonema e principalmente as pessoas, você com certeza desconfiava que os seus Recibos também seriam modernizados, e isso se transformou em Notas Fiscais Eletrônicas de Serviços, sinto muito informar, serviço extra para você, e além de toda a burocracia financeira que já tem tirado o teu sossego, agora você precisa de um certificado digital, acessar o site da Prefeitura para finalmente conseguir emitir uma simples Nota Fiscal Eletrônica de serviços para o seu cliente.

Ainda bem que assim como você especialista na sua área, outros profissionais também se dedicam a estudar e acompanhar as diversas mudanças, sejam de comportamento ou tecnológicas, e estão sempre desenvolvendo ferramentas que possam tornar a sua rotina mais fácil, assumindo a responsabilidade pelo controle e gerenciamento de áreas que não lhe competem, mas que são fundamentais para o seu sucesso.

Sabendo da dificuldade que as pessoas tem em controlar a sua vida financeira, seja por não terem sido ensinadas ou mesmo por não terem identificação com a área é que a Coach Financeira Erica Grellert desenvolveu a ferramenta EU TENHO CONTROLE, e por ser especialista na área analisou a dificuldade de muitos de seus clientes e começou a perceber que as necessidades entre eles eram comuns, muitas de suas reclamações é que fazer controle financeiro é chato, burocrático, complexo e principalmente toma muito tempo. E tempo hoje é o nosso mais valioso ativo, dessa forma devemos utiliza-lo para realizar as nossas habilidades, nossas paixões, nosso lazer.

Utilizando EU TENHO CONTROLE você gerencia sua vida financeira de forma adequada e o melhor sua operação é fácil e rápida, pois é a ferramenta que fica com o trabalho duro de realizar cálculos, percentuais e rateio entre receita e despesas, finalmente o que sobra para você é emitir apenas um relatório, a um clique, para descobrir para onde está indo o seu dinheiro.

Tenha previsão de receitas e despesas, emita suas Notas Fiscais Eletrônicas a um clique sem ter que se preocupar como funciona o sistema da Prefeitura e o que você vai fazer se o certificado digital não funcionar.

ERICA GRELLERT
Coach, Empresária e Palestrante